TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hiroshima E Nagasaki

Artigos Científicos: Hiroshima E Nagasaki. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  3.379 Palavras (14 Páginas)  •  1.300 Visualizações

Página 1 de 14

Guilherme S.

Hiroshima e Nagasaki

Trabalho feito para a disciplina de

Historia pelo aluno Guilherme

S.

Bruno Yournes

Joinville

2014

Sumario

Introdução............................................................................................................1

Desenvolvimento.................................................................................................2

Projeto Manhattan............................................................................................2 e 3

Nagasaki..........................................................................................................3 e 4

Hiroshima.........................................................................................................5 e 6

Conclusão..........................................................................................................7

Bibliografia.........................................................................................................8

Introdução

O incidente ocorreu no Japão, durante o período final da Segunda Guerra Mundial.

Com as frequentes vitorias dos aliados, todos os países do eixo se renderam, com exceção do Japão. Após intenso bombardeio sobre varias outras cidades japonesas, em agosto de 1945, o presidente dos Estados Unidos da América, Harry S. Truman ordena o ataque ao Japão. O ataque nuclear, o único ate hoje, matou cerca de 140 mil pessoas em Hiroshima e 80 mil em Nagasaki, números não exatos sabendo que pessoas morrem todo ano devido a radiação ainda presente.

Ainda hoje é possível ver “rastros” deixados pela explosão, como as sobras das pessoas mortas com o ataque, e também a radiação, que é um problema para Hiroshima e Nagasaki tendo em vista que é altamente cancerígena.

1

Conclusão

Existem varias teorias do para explicar o motivo do lançamento. Os Estados Unidos defendem que o bombardeio de Hiroshima e Nagasaki sequenciou na desistência do Japão na Segunda Guerra Mundial, sendo assim, o fim da pior guerra já existida e assim poupado milhares de vidas, tendo em vista que muitas outras milhares morreriam dos dois lados com a continuação da guerra.

Olhando do lado “japonês”, o bombardeio significou desastre e mais de 200 mil mortes, muitas delas nos dias de hoje, causadas pela radiação do ataque americano. Além de trazer sofrimento e destruição ao povo japonês.

No Japão, o público geral tende a crer que os bombardeios foram desnecessários, uma vez que a preparação para a rendição já estava em progresso em Tóquio.

O United States Strategic Bombing Survey escreveu, após ter entrevistado centenas de japoneses civis e líderes militares, depois da rendição do Japão:

‘‘Baseado numa investigação detalhada de todos os fatos e apoiados pelo testemunho dos sobreviventes líderes japoneses envolvidos, é a opinião da Survey que, certamente antes de 31 de dezembro de 1945, e, em todas as probabilidades, antes de 1.º de novembro de 1945, o Japão ter-se-ia rendido mesmo se as bombas atômicas não tivessem sido lançadas, mesmo se a Rússia não tivesse entrado na guerra e mesmo se a invasão não tivesse sido planejada.”.

Há também a teoria de que os Estados Unidos teriam lançado a bomba para mostrar o seu poder bélico e hegemonia, assim defendendo o capitalismo, em oposição a URSS, socialista.••.

7

Bibliografia

Pesquisado em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bombardeamentos_de_Hiroshima_e_Nagasaki

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090621105807AA2L9Ar

http://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_Manhattan

8

Projeto Manhattan

O Projeto Manhattan foi um projeto de pesquisa e desenvolvimento, que produziu as primeiras bombas atômicas durante a Segunda Guerra Mundial. Foi liderada pelos Estados Unidos, com o apoio do Reino Unido e Canadá. De 1942 a 1946 o projeto estava sob a direção do major-general Leslie Groves do Corpo de Engenheiros do Exército. O componente do exército do projeto foi designado como Distrito Manhattan; "Manhattan" gradualmente substituiu o codinome oficial, "Desenvolvimento de materiais substitutos", para todo o projeto. Ao longo do caminho, o projeto absorveu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com