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Historia

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Por:   •  9/3/2014  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  5.907 Visualizações

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História da Educação e Epistemologia

1) “A dificuldade de traçar esses caracteres e a complexidade do sistema cuneiforme, cujos sinais transcreve sob forma silábica (e não alfabética), concomitantemente os sons, ideais e predicados determinativos (bem como os prefixos, sufixos e infixos de uma língua aglutinante, ou seja, sem flexões), tornam penosa e lenta a formação do escriba, mas fazem dele uma elite do Estado” (PAUL PETIT). A partir da citação, responda:

a) A que civilização antiga o texto se refere?

A civilização da Mesopotâmia.

b) A importância do escriba tinha igual peso em outras civilizações antigas. Explique quais eram os aspectos religiosos e práticos de possuir o domínio da escrita.

Domínando a escrita os escribas passaram a imagem de domínio, dando ênfase a sua capacidade de transmitir conhecimento, deste modo destacam-se dos demais, colocando em prática a sua capacidade de explorar.

c) Escriba, mago, mandarim, brâmane; quais eram as equivalências entre eles? Quais as consequências para a educação popular?

Vinham de civilizações diferentes, porém tinham a mesma característica escriba. Hoje ainda existem pequenos grupos que dominam determinados assuntos. Só há saberes diferentes. A força do trabalho e quem tem conhecimento, vai se sobre sair na educação popular.

d) Em que sentido a divisão social que privilegia a elite que tem acesso à cultura, desde a antiguidade, pode ser considerada, sob alguns aspectos, atual?

O texto nos dá subjetividade apropriando-se a idéia do contexto de o conhecimento empírico mantido pelas genealogias dinásticas, finalização étnica e localização geográfica. O conhecimento conhecimento como apropriação se ornou do poder a partir do surgimento das escritas na mesopotâmia antiga.

2) Qual a relação entre o caráter religioso das primeiras civilizações e sua marca tradicionalista?

A religião sempre esteve ligado a tradições a tentativa de explicar da onde viemos quem somos e pra onde vamos

3) Considerando a questão anterior, faça uma pesquisa sobre os países contemporâneos que mantêm governos teocráticos e quais as conseqüências do fundamentalismo religioso para a política e também para a cultura e a educação?

As formas de estado teocrático contem princípios bastante diversos dos que norteiam os estados laicos. Na geopolítica contemporânea, a democracia é peculiar ao ocidente, as teocracias são atualmente típicas do mundo islâmico ou muçulmano.

Nas teocracias os poderes políticos e religiosos andam lado a lado, quem detém controle do estado regula também os preceitos morais, espirituais, educacionais e culturais. Nada é feito de forma autônoma. Toda e qualquer atitude tomada pelo estado ou pela sociedade esta vinculada a uma única lógica religiosa, que serve como fundamento universal.

Exemplos atuais de regime desse tipo são:

*Estados islâmicos: Arábia Saudita, Iêmen, Mauritânia, Omã, Sudão, Irã.

*Vaticano (país teocrático católico).

*Israel.

*Costa Rica, Malta, Mônaco, Liechtenstein (católico romano).

*Chipre, Grécia, Finlândia (igrejas ortodoxas).

*Dinamarca, Islândia, Noruega, Finlândia (luteranismo).

*Reino Unido (anglicanismo).

*Tuvalu (igrejas reformadas).

Vários pensadores e pesquisadores como Alexis de TOC Queville e Max Weber, apontam que fatores subjetivos como: valores, crenças e atitudes se difundem no meio e criam as bases de uma cultura e esta, acaba influenciando a evolução política, social e econômica de uma sociedade.

As manifestações fundamentalistas religiosas são conservadoras, acentuando exageradamente o poder de quem representa as igrejas. Uma das conseqüências negativas é que o fundamentalismo religioso faz com que o fanático torne-se incapaz de dialogar, pois nega, condena ou tenta destruir tudo o que questiona ou contraria suas idéias. Essas idéias conservadoras repercutem em todas as áreas da sociedade, cultura, educação e na política.

O fundamentalismo nasce como emergência de uma atitude defensiva, frente a um mundo em transformações profundas, tanto nos aspectos técnicos e econômicos, como sociais, culturais e religiosos. Provocando entre os protestantes, significa uma reação contra tendências muito fortes chamados de liberalismo, e suas posições tornam-se radicais. Em geral, o fundamentalismo ainda se associa a um rigorismo moral. Aparece sob diversas formas, como um tradicionalismo, que escolhe um momento da tradição, utilizando e fazendo-o norma para a igreja e a teologia.

4) Que diferenças existem entre o povo hebreu e os demais povos orientais daquele longo período?

O legado do povo hebreu consiste principalmente em sua religião - baseado em fé Javé, um monoteísmo espiritualista, e unico povo com essa religião na antiguidade. O judaísmo influencia radicalmente na civilização ocidental, através do cristianismo. São de fontes judiacas que provém à cosmogonia, boa parte da teologia cristã e os Dez Mandamentos. Eles exerciam atividades pastoris.

Os outros povos do oriente tinam religião politeísta ou antropomórfica. Alguns manteram os antigos deuses tradicionais dos povos semitas : as divindades celestres e terrestes, comuns aos povos da Ásia antiga. Exerciam atividades comerciais com conquistas militares, acreditavam na existência de duas forças divinas, o bem e o mal

1) Se fala e escrita não são da mesma natureza, qual a semelhança e a diferença entre elas?

Não há limites rígidos entre uma e outra. A principal característica da linguagem oral é por ser falada, mas o fato dela ser produzida pela boca e recebida pelos ouvidos não é elemento fundamental para

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