TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia

Trabalho Escolar: Historia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  2.390 Visualizações

Página 1 de 4

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA WANDERLEY JÚNIOR

Aluna:

Professora: Disciplina: História Data: 28/04/2014 Turma: 20

Questões:

1. Compare o teocentrismo da Idade Média com o antropocentrismo renascentista.

R: O teocentrismo é Deus no centro de tudo, a verdade estava somente na bíblia, a vida material, os bens materiais não tinham importância alguma, eles eram conformistas, ficavam somente naquilo que viviam, o sexo, a natureza eram pecado, ascetismo: alcançar a perfeição da vida espiritual, e viviam no dogmatismo, onde acreditam na verdade indiscutível. Já no antropocentrismo, Deus já não é mais o centro de tudo, mas os homens passam a ser o centro de tudo. A verdade já não estava mais na bíblia, mas sim nas experimentações e observações, eles achavam os bens e a vida material importantíssimos, a crença sempre em andamento, não se conformavam com o que estavam vivendo. A natureza e o sexo são a beleza, onde o homem se insere. Eles buscam, sem ter limites o prazer, e diziam que a fé é muito diferente da razão!

2. Outras regiões da Europa também abrigaram manifestações artísticas do Renascimento. Identifique essas regiões e aponte quais eram as suas particularidades.

R: Itália (principal), Inglaterra, França, Portugal, Espanha, Alemanha, Holanda e Bélgica (Países Baixos).

Itália: Ocorreu o desenvolvimento cultural e Urbano. Tiveram contato com os árabes e bizantinos (retomar as obras clássicas perdidas na Idade Média). Foram herdeiros naturais do Império Romano. E ocorreu o surgimento do Mecenato.

França: Teve Rabelais - Gargântua e Pantagruel. E Montaigne - Ensaios

Portugal: Teve teatros do Gil Vicente, com as peça: Auto visitação e Auto dos Reis Magos; e a teve também a literatura de Camões - Lusíadas.

Espanha: Teve as pinturas de El Greco - Vista de Toledo sob a tempestade e O Enterro do Conde Orgaz; e a literatura do Cervantes - Dom Quixote de La Mancha.

Alemanha: Teve a pintura de Albrecht Durer - Auto-Retrato e natividade; e a pintura de Hans Holbein - Cristo na Sepultura.

Países Baixos (Holanda e Bélgica): Irmãos Hubert e Jan Van Eyck com a pintura Adoração do Cordeiro. Hieronymus Bosh com as pinturas Carroça de Fenu, Jardins das Delícias e as Tentações de Santo Antão; e Pieter Brueghel com as pinturas O Alquimista, Banquete Nupcial e Os Cegos. E a literatura de Erasmo de Roterdam - Elogio da Loucura.

3. Explique por que o filósofo Florentino Nicolau Maquiavel considerava válido o uso da força pelos governantes.

R: Maquiavel era um defensor de novas ideias, pois defendia um estado moderno, totalmente independente da igreja. Ele queria um estado governado por um príncipe dotado de inteligência e rigor, com relação aos assuntos públicos e colocando em prática, suas ideias.

4. Martinho Lutero se interrogou por muito tempo a respeito da salvação do homem e do papel da igreja na vida dos fiéis. Comente quais foram as conclusões de Lutero acerca desses temas.

R: Martinho Lutero, a partir da idéia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com