TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia

Trabalho Universitário: Historia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

O Banco do Brasil é uma corporação que possui quase dois séculos de existência. Tudo começou na Europa que nos anos 1800 vivia mudanças aceleradas e nesse época Napoleão varria todo o continente com seus exércitos, instalando repúblicas e acabando com monarquias. Essas mudanças chegaram a Portugal e fizeram com que a família real buscasse refugio no Brasil. Em maio de 1808 o príncipe-regente Dom João, depois Dom João VI chega ao Brasil e em 12 de outubro de 1808, ele determina a criação do primeiro banco no país, o banco do Brasil.

Figura 1 - Dom João

Em 1817, o Banco do Brasil realizou a primeira oferta pública de ações do mercado de capitais brasileiro, e a primeira Bolsa brasileira, construída na cidade do Rio de Janeiro, foi financiada pelo Banco do Brasil em 1819.

Entre os anos de 1829 e 1848 o Brasil dá seus primeiros passos como nação independente lutando contra vários problemas econômicos. Nesse período de grande agitação e fortes desafios, o comerciante Inácio Ratton funda o Banco Comercial do Rio de Janeiro, .

Entre os anos de 1849 e 1868 o país começa a desfrutar da prosperidade do café. Irineu Evangelista de Souza um empresário gaúcho, que recebeu o titulo de Barão de Mauá, lançou as fundações de várias industrias nacionais. Entre suas iniciativas está a criação de uma nova instituição financeira, denominada Banco do Brasil, em 1851. Dois anos depois, na primeira fusão bancária da história brasileira, o Banco do Brasil de Mauá, funde-se com o Banco Comercial do Rio de Janeiro. Nesse período o Banco do Brasil foi o único emissor de moeda do território nacional e também foi o primeiro banco a criar o concurso público para recrutar escriturários.

O novo governo democrático criado após a abolição, cria varias instituições, uma delas o Banco da Republica dos Estados Unidos do Brasil. Quatro anos depois da proclamação da Republica, em 1893 ele é fundido com o Banco do Brasil, criando o Banco da Republica do Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com