TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia

Pesquisas Acadêmicas: Historia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  825 Visualizações

Página 1 de 4

Esse é o link para envio de texto online que compõe a parte II da ATD1 e vale 1,0 (um ponto).

Para obter a pontuação da ATD 1 você tem de postar as respostas às duas perguntas específicas que constam abaixo:

1. Leia o trecho destacado do texto de Andréa Falcão - “Museu e escola: educação formal e não formal” e responda com base nos argumentos da autora: quais são os papéis desempenhados pelos museus na atualidade?

... “Dizia-se que os museus representavam os lugares das histórias oficiais, do au­toritarismo das elites ou ainda das so­ciedades sem história. Com o desenvol­vimento dos meios de comunicação de massa, diagnosticava-se o seu desapa­recimento. Segundo um dos diretores do Museu Britânico, a imagem de sua instituição na época era a de uma ins­tituição po­eirenta, atra­sada, repleta de múmias decadentes e mármores sem senti­do (Wilson, 1989). Atual­mente, ob­servamos o que muitos denominam como sendo a era dos mu­seus e, embora o papel desempenhado por eles ainda seja criticado, principal­mente por aqueles que têm ressalvas à indústria cultural, é notório o sucesso dos museus junto ao público e crescen­te o número de análises que o conside­ram um espaço dinâmico e criador de narrativas culturais múltiplas, capazes de atender a um público diferenciado (MacDonald, 1996).

Ao analisar as transformações das úl­timas décadas, Huyssen ressalta que, talvez, pela primeira vez na história, o museu, em seu sentido mais amplo, te­nha assumido o lugar do filho favorito entre as instituições culturais. O mu­seu, como espaço da preservação da cultura das elites e do discurso oficial, teria sido substituído por uma institui­ção que se abre aos meios de comuni­cação de massa e ao grande público. O autor oferece-nos um diagnóstico da transformação do papel social dos museus em socie­dades contempo­râneas e abre um leque de possibili­dades e desdobra­mentos às práticas expositivas (Huys­sen, 1995).

Embora os museus sejam um dos dispositi­vos privilegiados através dos quais o passado é apresentado ao público, não podemos es­quecer que isso é feito por uma diversidade de instituições, meios e práticas. No entan­to, não podemos perder de vista que, como instituição dedicada à memória e à celebra­ção do passado, os museus desempenham um papel fundamental na construção de ideologias e identidades nacionais e sociais.

Os museus já foram tidos como grandes cen­tros da produção de conhecimento, princi­palmente os Museus de História Natural, no entanto, ao longo do século XX e especial­mente depois da Segunda Guerra Mundial as universidades foram se transformando nos centros de pesquisa e inovação por exce­lência. Porém, os museus continuam ainda hoje a abrigar coleções que são importantes fontes tanto para a pesquisa como para o entretenimento e a educação.” (FALCÃO, 2009, pp. 12 e 13).

2. Com base no fragmento de texto apresentado abaixo, que compõe o artigo de Andréa Falcão - “Museu e escola: educação formal e não formal” responda: Quais são as contribuições que a educação em museus pode oferecer para o aprendizado do público que frequenta esses espaços, inclusive dos estudantes da Educação Básica?

“RELAÇÃO ESCOLA-MUSEU

A escola e o mu­seu têm diferentes propostas e são diferentes espa­ços educacionais. Alguns autores têm procurado di­ferenciar escolas e museus frisando as particularida­des de cada um desses espaços educativos. Base­ando-nos em algumas diferenças propos­tas apresentadas por Allard et alii (1996), estes espaços se diferenciam segundo seu objeto, sua relação com o público, a na­tureza das atividades propostas, a forma de apresentar o conteúdo, o tempo e a periodicidade das ações. Além disso, mu­seus, arquivos, coleções, bem como ou­tros lugares de memória, possuem cultura própria,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com