TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia

Por:   •  8/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 2

Capitulo 2   -   A Historia e sua construção

A Historia surge na Grécia  Antiga provavelmente no século v a.C.  No estudo da História não há solução nem conclusão definitiva. Cada época , cada contexto, cada realidade social formula seu conceito de Historia.

Há um relativismo, embora o autor não se colocou como um total relativista, ou seja  as interpretações  sobre determinados fatos dependem do ponto de vista daqueles que a analisam. E as verdades  historias estão constantemente sobre revisão, de acordo com mudanças que ocorrem com  aqueles que as debatem no presente. É fundamental desconfiar  de que, apesar de toda boa-fé e esforço na definição de um verdade, ela pode conter erros, lacunas ou distorções .

Os fatos em si não constituem a Historia, eles são referências que orientam a interpretação histórica, mas não são a Historia. A Historia se faz com fontes, elas não são sinônimos, são duas coisas que caminham paralelas e as fontes não tem sentido em si mesmo, somos nós que, ao analisá-las, lhe  atribuímos importância e valor.

Os documentos escritos são os mais usados por pesquisadores  nas analises, porém não somente os escritos são fontes históricas.  A chamada História Oral é extremamente valiosa para os pesquisadores.

Filme  - Narradores de Javé

No filme , Antônio Bia , recorre à história oral dos moradores de Javé para fazer a escrita,  a História Oral é fantástica porque dentro de um mesmo contexto surgiram três histórias diferentes sobre os principais personagens históricos da construção da cidade, ou seja, neste caso quem narrava a História tendia a se condicionar para o lado que lhe convém. O conhecimento sobre determinado fato é importante, porém temos que analisar em que condições foram produzidas aquele conhecimento, porque o historiador por mais que tente não consegue ser imparcial na constituição dos fatos, o mesmo é participativo no processo do conhecimento histórico.  Diante dos acontecimentos do filme podemos compreender que na História não existe verdade ou mentira, o que se têm são vertentes para determinado fato que divergem entre si.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (67.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com