TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia

Por:   •  1/5/2015  •  Bibliografia  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

Primeira Escola

Na década de 30 em Santo André todos os moradores se conheciam, várias lojas se ocupavam as ruas próximas a estação e oliveira lima, Fernando prestes, senador Flaquer, e Luiz pinto Flaquer, foram as primeiras a receber asfalto. Na década de 1928 a educação começa a despertar mas atenção, tanto pelos movimentos dos educadores como pelas iniciativas governamentais. Em 1930 quando Getúlio Vargas assume pela primeira vez a presidência da república começa a ter grandes alterações social em decorrência das transformação política e econômicas registradas.

Em 1930 o governador provisório Getúlio Vargas criava o ministério da educação e saúde pública, em 1931 nascia o conselho nacional de educação , o ensino secundário começa a ter dois ciclos : um fundamental , de cinco anos , e outro complementar de dois anos. A prefeitura baixou uma lei número 119 tornando obrigatório o ensino primário gratuito.

O diário oficial de são Paulo de 22 de março de 1935 , publicava várias decretos assinados pelo inventor estadual em São Paulo , Armando Salles de Oliveira, criando uma serie de classes e escolas em todo o estado , que pouco ou quase nada trazia de benefícios a região. No mesmo ano o estado criava a Escola profissional Júlio mesquita na rua Justino paixão. Valdemar em 1937 influenciado pelo professor de Franco, começou a ministra aulas de caligrafia em sua casa desde o início aplicou o método bastante rígido : os alunos era obrigados a usar nos dedos aparelhos em formas de anéis , com uma barra embaixo , de maneiras que os dedos ficassem na posição correta para desenhar as letras, uma técnica necessária para que o curso atingisse o objetivo e consagrasse a escola , o número de interessados em aprender caligrafia crescia e não havia mais espaço em sua casa para receber os alunos. Ernestina sua namorada falou que umas propriedades do seu pai estava livre na rua Canudos, logo em seguida iniciou sua escola, ao longo do tempo começaram a aparecer muitos alunos, aproveitou e improvisou salas de aula em barracão de madeira que havia no quintal, com frente para rua dos Canudos.

Caligrafia de Franco

Valdemar trabalhava no banco para manter seu emprego ele dava aulas das 12h ás 12h45 e no período noturno das 19:30 ás 21:30. A cada dia que passava a escola se tornava pequena então o futuro sogro de Valdemar cedia mas uma vez aos apelos de Valdemar e arrumava a garagem dos fundos para ampliação da sua escola podendo assim os alunos serem divididos em turmas. A escola crescia e então não era mais possível ter alunos naquele imóvel da rua dos canudos que já funcionava a um ano.

Quando soube que a agencia da Coletoria estadual em Santo André estava se transferindo da rua Gertrudes de lima para a rua Albuquerque Lins, Valdemar procurou Manoel J. de Lima, proprietário do prédio vago, queria alugar para instalar a sua escola, o negócio foi feito e a escola passou a ocupar o casarão. No dia 21 de abril de 1938 foi inaugurada oficialmente a escola de caligrafia de franco, a cerimônia foi na sede do Corinthians FC na rua Gertrudes de Lima, esquina com a rua Francisco Amaro e atual número 302.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com