TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia

Por:   •  2/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.821 Palavras (12 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

ALEXANDRA MARIA BASILIO DOS SANTOS

ANA LUCIA PEREIRA PORTO

ANDRÉA BARBOSA

CINTIA COSTA OLIVEIRA

RENATA PIRES DE JESUS

QUESTÃO URBANA NO BRASIL

transporte

[pic 3]

Petrópolis

2014

ALEXANDRA MARIA BASILIO DOS SANTOS

ANA LUCIA PEREIRA PORTO

ANDRÉA BARBOSA

CINTIA COSTA OLIVEIRA

RENATA PIRES DE JESUS

QUESTÃO URBANA NO BRASIL

transporte

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Interdisciplinar.

Orientador: Prof. Gleiton Lima, Giane Albiazetti, Rosane Malvezzi e Rodrigo Trigueiro.

Petrópolis

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO:        

DESENVOLVIMENTO:        

CONCLUSÃO:        

REFERÊNCIAS:        


INTRODUÇÃO:

Petrópolis é famosa por ser uma cidade imperial, infelizmente não pode se orgulhar do seu transporte público.

Há alguns anos a cidade vem sofrendo com um transporte ineficiente que não acompanhou o crescimento da cidade. As empresas de ônibus que mais deixavam a desejar eram Autobus, Petrópolis e Esperança .

Cada usuário que dependia de uma das linhas destas empresas sofria todos os dias com ônibus lotados, atrasos e ônibus que quebravam no meio do percurso. Os moradores do  distrito de Itaipava que trabalhavam no Centro de Petrópolis tinham que se deslocar de suas casas com duas horas de antecedência para não correrem o risco de chegar atrasados ao seu local de trabalho o que acontecia com bastante freqüência .Na volta para a casa os usuários demoravam ainda mais pois os ônibus desapareciam deixando as pessoas esperando por horas, muitas vezes embaixo de chuva por não terem um abrigo de ônibus.

Depois de muitas denuncias, reclamações e ações na justiça foi aberto um processo de intervenção por parte da Prefeitura Municipal de Petrópolis que colocou interventores nas empresas a fim de regularizar o salário dos funcionários que estavam atrasados e tentar contornar o caos do transporte na cidade.

DESENVOLVIMENTO:

Na nossa cidade de Petrópolis o transportes  publico funciona da seguinte maneira; temos a opção tanto do coletivo quanto a do individual. O coletivo nem sempre nos proporciona satisfação, pois a maioria das vezes encontra-se em mal estado não fazem a manutenção necessária que por muitas das vezes nos traz um desconforto imenso. Eles não cuidam para que o dia seja tranquilo eles só concertam  quando quebram não fazem revisão. E sem contar que a maioria das vezes eles pintam os ônibus para dizer que é novo. Nem todos os ônibus atendem a cadeirantes e quando atende tem motorista que pra não ajudar e não perder tempo passam direto e bem assim que convivemos com o transporte em Petrópolis.

As tarifas aumentam com o proposito de melhorias e conforto a população só que na pratica as coisa não funcionam do jeito que é pra funcionar, pois sempre encontramos os ônibus em péssimas condições tanto na aparência como motora e com isso nos e quem ficamos prejudicados pois quando quebram perdemos tempo até resolver a solução dos problemas, com isso não conseguem cumprir os horários e muitas das vezes quem trabalha fora perde o horário e quem te consulta per de a consulta e por ai vai.Com todos esses problemas tanto a população quantos os funcionários da empresas ficam insatisfeitos, causando impaciência e ate mesmo a falta de respeito um com o outro.

Fora a empresa que aderiu o uso do coletivo sem o cobrador de passagem, que o motorista além de dirigir tem que cobrar a passagem causando atraso nas viagens e impaciência de mesmo. Mas num  certo ponto a culpa a maioria das vezes e nossa mesmo por que só reclamamos e não contestamos e fica por isso mesmo. Algumas pessoas pra evitar esse tipo de transtorno optaram para o transporte individual (carros e motos) que para eles que acham que facilitou esta causando outro transtorno maior que e a do congestionamento que resulta em tempos e tempos de transito parado.

Estamos um pouco de pé e mãos atadas quando pensamos que vamos resolver o problemas arrumamos outro, fora a manutenção nas ruas que estão ruins também e ambas as partes estão insatisfeito, por um problema que não é tão ruim de resolver se o ser humano não fosse tão egoísta e não pensasse somente no seu bem estar próprio.

A pouco tempo atrás houve uma manifestação que começou em São Paulo e repercutiu em grande parte dos estados e municípios, por causa do aumento das tarifas de ônibus .com isso houve muitos atos de vandalismo muita gente feridas que o governo decidiu diminuir o preço das tarifas , em Petrópolis não houve manifestação desse tipo mas passagem abaixou de 2,80 para 2,65 automaticamente o Prefeito com receios dos acontecimento decidiu reduzir os preços das tarifas. Outro acontecimento que tivemos importantíssimo esse ano foi a grave dos rodoviários que depois que a passagem novamente aumentou contestaram pedindo aumento nos salários e melhoria nas condições de trabalho.

O transporte na nossa cidade muitas das vezes não atende nosso perfil, mas temos que confessar que muitas das vezes o culpado é a população também que não preserva  e não cuida do transporte sendo que sempre vamos usar. Vejo muitas das vezes alunos destruindo, escrevendo nos ônibus esquecendo que todos os dias precisam dele, acham que só por que não levam para casa não precisa cuidar. E com isso parece que as empresas não fazem questão de cuidar também do transporte e fica esse transtorno sem correção.

O transporte publica em Petrópolis esta sendo o alvo de varias manifestações, os motoristas e os cobradores estão revindicando por melhores salários e melhores condições de trabalho desde época da Autobus que  estes protesto vem acontecendo e até hoje não mudou nada.

A  Autobus  que foi criticada  a respeito dos ônibus que quebravam a todo momento perdeu na justiça para a Turb. Mas a reclamação sobre o transporte publica continuam mesmo depois da contratação de novas empresas. Os atrasos dos coletivos permaneceram o mesmo  e o exemplo: da linha 700 de Itaipava a centro, e o alvo de varias reclamações  por parte dos usuários .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (196 Kb)   docx (75.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com