TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia

Por:   •  9/11/2015  •  Artigo  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

O estágio em ambiente escolar possibilita o acadêmico a observar a estrutura funcional de uma escola, futuro ambiente de trabalho do discente, além de possibilitar essa observação, algo mais importante entra em foco, a percepção do comportamento dos alunos diante ao professor, agora com papeis invertidos, o acadêmico se portará como professor e poderá analisar sua própria postura nesse ato, além de iniciar o desenvolvimento da habilidade de lecionar, e compreender o real valor das relações aluno / professor. Com tudo isso, é de fundamental importância este estágio, pois é uma “prévia” de como será a vida de um futuro professor.

  1. CARACTERISTICA DA INSTITUICAO
  1. Apresentação da escola

O estágio em ambiente escolar nas series do ensino fundamental foi realizado nas turmas do 6º e 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ulisses Guimarães, situada na Rua Ouro Preto, nº 6807, Bairro Boa Esperança nesta cidade de Rolim de Moura. Por se tratar de uma instituição de ensino fundamental não há aulas no período noturno, que fica reservado para eventos e reuniões. É uma instituição municipal de extrema importância para a comunidade a sua volta.

  1. Aspecto físico

A Escola apresenta uma estrutura planejada e eficaz para pratica do ensino, salas distribuídas em dois pavilhões, pátio coberto, sala multimídia, biblioteca, ala da administração reservada (com sala dos professores, direção, secretária, etc.) refeitório, banheiros, quadra poliesportiva, etc. Uma estrutura padronizada que supre as necessidades na formação dos discentes. Esta estrutura foi recentemente decorada por acadêmicos do curso de engenharia florestal da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Mesmo se tratando de um ambiente simples e sem designes sofisticados, é extremamente aconchegante e funcional.

  1. Estrutura de pessoal

Um elemento que torna a instituição mais aconchegante são seus funcionários, não somente o corpo docente é bem vistos pelos alunos. Há uma comunicação boa entre o corpo docente e os demais funcionários, não havendo, aparentemente, um preconceito hierárquico na instituição. As merendeiras, faxineiras e guardas, são simpatizados pelos discentes e professores.

Já os professores transmitem diversas visões refletidas pelos alunos, cada um de acordo com sua conduta e personalidade apresentada durante as aulas, assim uns são mais recatados, com uma postura séria com pouco contato direto com as crianças, enquanto outros estão em constante contato e se mostram como um (a) “tio (a)” das mesmas.

Além disso, a comunidade se faz bem presente na instituição, e sempre em reuniões e eventos estão prestigiam o trabalho da escola, e sem causar transtornos com discuções com o corpo docente. Mostram imenso respeito aos professores e os consideram auxiliadores de seus filhos. Assim, todo o ambiente da comunidade em que a escola esta inserida e refletida por ela, isso por meio dos alunos, dos pais, dos professores e demais funcionários da instituição.

  1. Projeto politico e pedagógico

  1. Principais atividades desenvolvidas na escola

  1. OBSERVAÇÃO DA PRATICA DOCENTE

2.1        Observações gerais

Algo que impressionou logo foi à diferença de comportamento dos discentes em relação à diferença de idade, são completamente distintos apesar de ter apenas um ano os separando, uma sala mais acolhedora, curiosa, com maior interação com o professor, enquanto a outra com enorme interação entre eles, mas pouca com o professor, inquietos durante aula, e mais indiferentes ao estagiário. Despedido com um abraço por uma turma, e por uma exclamação “graças a Deus seu ultimo dia” pela outra, apesar do método de ensino, planejamento e conteúdo de aula ser os mesmo. Isso consolidou meu pensamento de que cada turma, individualmente, tem suas próprias características que devem ser compreendidas. Este é um desafio para o professor, adaptar sua metodologia sempre que preciso para conquistar maior aproveitamento de suas aulas e assim conseguir maior produtividade e transmissão de conhecimento para os alunos. Essa habilidade de lecionar de forma diferente para cada turma é sem duvida um desafio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (93.8 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com