TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da America

Trabalho Escolar: Historia Da America. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 6

RELATORIO DA DISCIPLINA AMÉRICA II

Este trabalho e referente as apresentações dos grupos que foram realizados para compor a nota da N2 desta disciplina foram apresentados referentes ao processo de Independência dos países que compõem a América Latina sendo estes os seguintes temas:

GRUPO 01

TEMA: A INDEPENDÊNCIA DO MÉXICO E DA AMERÍCA CENTRAL

A principio o grupo se propôs a falar do processo de independência do México e da América Central, contudo ao termino da apresentação não souberam informar em que data teria acontecido a independência do México e, nem sobretudo das demais províncias da America Central.

Foi explicado pelo grupo que grande parte da população mexicana, se ocupava de atividades ligada a agricultura e a pecuária, os crioulos descendentes dos espanhóis e que mais inspiravam a independência, formavam uma elite de privilegiados. Em 16 de setembro de 1808 ocorreu um levante revolucionário que acabaria por derrubar o governo colonial do primeiro império, mas no geral as revoltas contra o governo eram sempre descobertas antecipadamente, e os seus lideres castigados e punidos severamente.

A colônia mexicana sempre quis fazer parte da monarquia imperial espanhola, contudo a Espanha nunca aceitou que o México tivesse qualquer tipo de participação no governo, os autonomistas crioulos que lutaram tanto durante o processo de independência das colônias espanhola situadas na América Central, ao final do processo foram enganados pelos militantes conservadores. A população se revoltava constantemente contra os governantes pois este não lhes concedia direitos políticos. Falou-se também da política de segurança publica, da criação dos impostos de 10% sobre animais, transporte e propriedades de terra.

Conclui-se o trabalho falando que em 24 de fevereiro de 1821 foi proclamado o Plano de Iguala que se propunha a tornar o México uma monarquia.

GRUPO 02

TEMA: A INDEPENDÊNCIA DA AMERICA DO SUL ESPANHOLA

Neste apresentação foi discutido sobre a importância do rio Del Plata e sobre a indiferença que havia entre índios e crioulos, estes últimos, resultado de uma miscigenação racial entre espanhóis de origem metropolitana e índios nativos da America colonial.Ressaltou que havia uma instabilidade política na America colonial e, esse processo deu origem a diversas brigas pelo poder governamental na America do sul espanhola.

Abordou-se também neste grupo que os Estados Unidos foram o primeiro pais a tornasse independente na America do sul espanhola e, que o mesmo teria influenciado diversas colônias a lutarem pela independência. Explicou que as colônias da America sul espanhola possuía um sistema de governo baseado em vice-reinados, que por sua vez eram subordinados ao governo imperial da metrópole espanhola. Os principais vice-reinados foram: reinado Del Plata, Granada e Peru.

Foi enfatizado que os patriotas coloniais queriam uma independência em que todas as colônias tivessem os mesmos direitos, entre eles: autonomia política, econômica e administrativa dos territórios ate então em conflito. Lembrou que mesmo os escravos “livres” e alforriados eram obrigados a trabalhar até os dezoito anos de idade.

Abordou o assunto com muita propriedade, falou que os países em questão eram apenas aqueles que pertenciam a America do sul espanhola e que portanto passaram pelo mesmo processo, social, político e econômico, durante a independência.

GRUPO 03

TEMA:O PERÚ E A BOLIVIA DA INDEPENDÊNCIA A GUERRA DO CÌFICO

Foi abordado pelo grupo que em 28 de julho de 1821, o general argentino José de San Martim declarou rompido os vínculos coloniais entre o Peru e a Espanha, preparando o terreno para organização político da nova república. Três anos depois, em 1824 o exército de Bolívar derrotava no Peru o exército imperial espanhol, consolidando o processo de independência peruana.

Em 06 de agosto de 1825 a Bolívia se tornava independente com o nome de republica de Bolívar, em homenagem ao “libertador” Simon Bolívar, um dos principais líderes nos movimentos de independência das colônias da América sul espanhola.

Em 1789 por motivos tipicamente econômicos, a posse de um território inabitado no norte do deserto do Atacama, região rica em nitrato de potássio e cobre que havia sido concedido à Bolívia o direito de controlar esta região por meio do tratado de 1874 e, que obrigava os chilenos a ter que pagar imposto num período de vinte e cinco anos, e que não os agrava, deu-se inicio a guerra do Pacifico. No primeiro momento o Chile ocupou o porto de Antofagasta na costa do Pacifico, em fevereiro de 1789. A Bolívia decretou guerra ao Chile e obteve o apoio velado do Peru. O Chile possuía uma poderosa frota naval e pouco a pouco foi tomando as províncias produtoras de nitrato, obrigando a Bolívia a retira-se da guerra. Em 1881, o exercito chileno chegou a Lima, que dois anos depois de se ver privado da sua capital aceitou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com