TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Apple

Casos: Historia Da Apple. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  1.191 Palavras (5 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 5

História da Apple Inc.

O que leva milhares de pessoas ao redor do mundo adquirirem produtos da Apple Inc., ficar dias e horas em filas para serem os primeiros a possuírem o ultimo modelo de iPhones, iPad, iPod e outros produtos tão inovadores dessa grande companhia?

Toda essa história começa em 1976 por dois Americanos da Califórnia, conhecidos como Steve Jobs e Steve Wozniak. Foram esses dois colegas de faculdade que criaram a Apple Inc., colocando no mercado o projeto de um computador, avançado para os termos daquela época, o “Apple I”.

Embora não tenha sido um grande sucesso na época, ainda mais por ser rejeitado por grandes companhia como Atari e HP a empresa continuou e em seu ano seguinte lançou a segunda geração, o “Apple II”, que obteve um grande reconhecimento e um abrangendo um mercado até meados de 1990.

De acordo com Bruna Rasmussem, após o lançamento do Apple II e diante de todo o seu publico consumidor a companhia resolveu investir nos computadores com interface gráfica e mouse, ideia que Steve Jobs afirma ter sido emprestada de seu antigo trabalho, a Xerox. Onde computadores nesse estilo já estavam em desenvolvimentos há anos.

Ainda de acordo com Bruna Rasmussem, para Jobs a Xerox tinha um grande potencial em mente mas não sabiam como se aproveitar dessa ideia. A interface gráfica dos computadores deixavam a desejar e seus preços eram absurdamente elevados. Com base nisso, A Apple Inc. trouxe inovações ao mundo tecnológico em 1983, com o lançamento do “Lisa”.

“Lisa” era a grande cartada da Apple trazendo um PC com 1MB de memória RAM, dois drivers de disquetes, um disco rígido de 5MB e um monitor de 112 polegadas. Além de uma interface elaborada e uma sala de aplicativos. Porém possuía um preço muito elevado no valor de 10.000 dolares na época. Transferindo para reais nos dias de hoje com uma cotação de R$2,21 centavos (04/10/13), seria de aproximadamente R$22.100.

Com o baixo sucesso de “Lisa”, a empresa decidiu investir em uma nova tecnologia conhecida até os dias atuais como “Macintosh”. Alavancando a empresa em uma escala inimaginável.

O “Macintosh” é o nome utilizado para computadores pessoais. É um projeto vindo de Jeff Raskin, que passou inclusive pela Motorola que desenvolveu modelos a partir de microprocessadores, para ai sim ser adquirido pela Apple Inc. Chamando a atenção de Steve Jobs que largou o projeto “Lisa” para participar do desenvolvimento e do lançamento do novo Macintosh, que foi lançado no mercado com um valor de aproximadamente U$2,500.

A partir do Macintosh surgi esse marco na história da Apple e do mundo corporativo em relação a Marketing. É nesse momento em que os produtos da marca e a marca em si, se tornam desejo de milhares de pessoas no mundo.

Steve Jobs liderando todo o processo de desenvolvimento do novo produto da marca, além de interfaces gráficas e tudo o que poderia tornar um computador atrativo para pessoas de negócios, também abrangeu um publico diferenciado, utilizando-se da mesma vertente de Bill Gates “Um computador para casa família, um computador em cada casa”. Trazendo um design diferenciado para os padrões da época. Um modelo colorido, podendo ser escolhido de acordo com a sua preferencia, com partes transparentes que chamavam atenção de entendedores do assunto até de leigos, onde tudo seria simplesmente inovador, diferente e futurista.

Porém com toda essa diferenciação, grandiosidade e poder da marca, de acordo com Bruna Rasmussem todo o sucesso do “Macintosh” desestabilizou a Apple Inc. Levando inclusive a demissão de Steve Jobs. Fazendo com que a empresa perdesse o foco, publico e a sua grande concorrência em relação a outras empresas do mercado. Dando um grande espaço para a Microsoft despontar no mercado tecnológico.

Após alguns anos da fase de declínio da Apple, foi lançado um novo modelo trazendo grandes esperanças a empresa e aos consumidores. O “PowerBook”, o primeiro computador portátil da marca. Obteve um grande sucesso de vendas, porém com problemas de funcionalidade.

Ainda com problemas para sair dessa crise em que se encontrava, surgiram processos de plagio, tendo o mais conhecido, o da Microsoft. Que foi acusada de ter copiado descaradamente a interface gráfica do Macinthosh. Em meio a essa crise e a nova empresa NeXt de Steve Jobs desapontando no mercado a Apple Inc. decidiu acrescenta-lo como parte de seu time de colaboradores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com