TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Arte

Trabalho Universitário: Historia Da Arte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  1.462 Palavras (6 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 6

Casa de Encosta

Casa Cubo

A casa cubo descansa como um elemento monolítico sobre o jardim, um volume cúbico que alberga todas as funções nele, abertas e fechadas para o exterior. Seu design é regido por pequenas exigências conferindo-lhe forma a estrutura.

O cubo é constituído pelo volume de concreto aparente e por um sistema de portas e janelas deslizantes de alumínio perfurado. Estas portas quando fechadas geram privacidade e tamisam a luz. Quando abertas, decompõem o cubo integrando os espaços internos com o exterior.

As perfurações na fachada, proporcionam ventilação e iluminação aos espaços. No entanto, a forma geométrica permanece claramente identificável.

A área social no andar térreo é um espaço aberto semelhante a um rasgo na caixa de concreto. O segundo nível da caixa é constituído pela suíte máster, sala de televisão e escritório. O último andar abriga parte da infraestrutura da casa e também um terraço com jardim e área de estar ao ar livre com vista para a área circundante.

As perfurações da fachada na área dos quartos e demais habitações são protegidas por painéis de alumínio perfurado e por janelas de vidro deslizante. Este sistema de janelas de alumínio e vidro quando abertas se retraem em nichos no interior das paredes de concreto, permitindo um eficiente controle sobre a iluminação e ventilação desejada.

Na Casa Cubo as fachadas são de concreto aparente e painéis perfurados de alumínio. O interior é estruturado por um piso de ladrilho cerâmico especialmente desenhado para a casa, simulando uma malha contínua que descansa sobre o piso da área social.

À noite, a luz proveniente do interior extrapola a fachada metálica e deixa ver sutilmente o interior, fazendo a pesada massa do monólito de concreto flutuar sobre o volume luminoso por trás dos paneis de alumínio perfurado.

Pé Direito

Pé direito é uma expressão usada em arquitetura que define distância vertical medida entre o piso acabado e a parte inferior do teto de um ambiente, ou do forro, se houver.

A altura considerada média para um pé direito equivale a uma medida de 2,50m a 2,60m.

Pé direito Baixo e pé direito alto

A altura mínima de um pé direito é geralmente fixada pela legislação nos códigos de obras municipais de acordo com o uso dado ao ambiente ou edifício. Salas de estar por exemplo costumam ter um pé direito mínimo de 2,5m. Já os banheiros costumam ter pé direito mínimo de 2,30m (com forro). Com pés direitos mais baixos fica mais fácil de dar uma sensação de acolhimento ao ambiente, porém temos que tomar cuidado para não passar uma sensação de que o ambiente é menor do que realmente é.

Acima de 2,70m consideramos o pé direito alto. Quanto mais alto for o pé direito, maior a sensação de espaço em uma casa. Como o ar quente tende a subir, cômodos com o pé direito alto costumam ser mais frescos, mas isso depende de outros aspectos também, como aberturas no cômodo, disposição do ambiente e etc.

Porém se não tomarmos cuidado, ambientes com pés direitos alto podem vir a se tornar de permanência não convidativa e com um aspecto frio e subutilizado. Para que isso não aconteça temos que equilibrar o ambiente com usos de iluminação e jogos de luzes adequados, pendentes, cortinas de tecido, papéis de parede, painéis de madeira, obras de arte, de modo que valorizem e dê um charme todo especial ao pé direito alto além de dar uma maior sensação de aconchego.

Pé direito duplo

Pé direito duplo de um ambiente equivale à altura do pé direito do pavimento inferior somada à altura do pavimento superior em um só ambiente.

O uso de pé-direito duplo geralmente garantem ambientes amplos e mais agradáveis, se usados os mesmos artifícios de ambientação dos pés direitos altos anteriormente citados.

Escadas

Materiais

Antes de qualquer coisa, é importante entender que uma escada sempre possui uma função estrutural, seja qual for seu formato ou material. Algum elemento da escada sempre está realizando uma função estrutural, seja para vencer apenas o desnível, (como no caso de escadas caracóis), seja para vencer o vão existente entre os dois pontos de apoio (como em uma escada reta). É importante lembrar que a estrutura de uma escada é um ponto delicado, pois ela está relacionada com o formato, o material e o resultado estético final.

Escadas podem ser de quase todos os materiais possíveis. Dependendo do formato e da função estrutural do material, existem limitações, mas podemos citar como os principais materiais primários: a madeira, o aço e o concreto. Eles são elementos que muitas vezes agem também dentro do papel estrutural na escada. Entretanto, o mais comum é encontrarmos combinações de materiais, como uma escada de estrutura metálica com pisadas em madeira ou uma escada de concreto com pisadas em granito.

Outro item que pode ser constituído de diversos materiais é o guarda-corpo. Muito importante na segurança das escadas, é outro elemento que possui extensa variação de materiais e sua presença é sempre impactante no aspecto estético das escadas. Trataremos em um próximo artigo das diferentes possibilidades de guarda-corpos.

Analisando todos os componentes existentes em uma escada e somando-os à variação de materiais que podem existir entre eles, é fácil concluir que a variedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com