TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Ed. física

Monografias: Historia Da Ed. física. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  836 Visualizações

Página 1 de 4

Civilização e Exercícios Físicos na Grécia Imortal

Sem dúvida nenhuma a civilização que marcou e desenvolveu a Educação Física foi a grega através da sua cultura. Nomes como Sócrates, Platão, Aristóteles, e Hipócrates contribuíram e muito para a Educação Física e a Pedagogia atribuindo conceitos até hoje aceitos na ligação corpo e alma através das atividades corporais e da música. "Na música a simplicidade torna a alma sábia; na ginástica dá saúde ao corpo" Sócrates. É de Platão o conceito de equilíbrio entre corpo e espírito ou mente.

Os sistemas metodizados e em grupo, assim como os termos halteres, atleta, ginástica, pentatlo entre outros, são uma herança grega. As atividades sociais e físicas eram uma prática até a velhice lotando os estádios destinados a isso.

Os gregos da Antiguidade conferiram ao exercício físico um papel de grande destaque nos vários âmbitos da vida social, como a educação, na qual a atividade física se complementava com a aquisição de conhecimentos, e a celebração das festas, nas quais os jogos atléticos.

Helênicos - fundamentalmente os Jogos Olímpicos tiveram especial transcendência. Tanto através da leitura dos grandes clássicos da poesia e da filosofia (Homero, Píndaro, Platão, Aristóteles, etc.) como através dos achados arqueológicos é possível perceber a importância que tiveram a educação física e a prática do desporto numa das grandes civilizações do Mundo Antigo.

A Ilíada, a primeira obra-prima da literatura grega, e a Odisséia (ambas compostas por Homero provavelmente cerca do ano 800 a. C.) contêm inúme-ras referências desportivas, como, por exemplo, a realização de jogos fúnebres em honra de personagens ilustres. É muito provável que exista uma relação entre as duas grandes obras homéricas e os Jogos Olímpicos, já que nas suas páginas aparecem quase todas as categorias olímpicas: corridas de carros (as designadas bigas), corridas.. Salto, lançamentos do disco e do dardo, luta e pugilato; também existe uma intenção educativa, ao visar a honra e a perfeição ou, em suma, o areté, o ideal humano da virtude.

Práticas esportivas tornaram-se Preocupação com alimentação, higiene e recuperação do corpo dos atletas. Fontes gregas indicam a presença de um programa de treinamento esportivo e físico “profissionais” e sangrentas.

Os Exercícios Físicos em Roma

A derrota militar da Grécia para Roma, não impediu a invasão cultural grega nos romanos que combatiam a nudez da ginástica. Sendo assim, a ativi-dade física era destinada às práticas militares.

Os ideais romanos de beleza física e saúde devem muito aos gregos, que eram, muitas vezes, contratados como tutores tanto para a educação inte-lectual quanto para a educação física. Os esportes dos Jogos Olímpicos foram importados e praticados em competições organizadas e em casa.

Como aconteceram com os gregos, os esportes, os jogos e a recreação física destinavam-se a preparar os meninos e rapazes para o serviço militar. Durante a República e o começo do Império, esperava-se que todos os cida-dãos romanos fossem capazes de servirem o exército.

Em assuntos físicos, meninos e rapazes aprendiam principalmente pelo exemplo, assistindo a seus pais nos exercícios diários. Isso significava visitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com