TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educaçao

Dissertações: Historia Da Educaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2013  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 4

ACADÊMICO(S): Márcia Fátima Jeziorny

POLO: Guaraniaçu

TUTORA PRESENCIAL: TÂNIA MACHADO DE JESUS

Cascavel-2013

EDUCAÇÃO NO PERIODO VARGAS

Conforme texto estudado, na primeira republica prevalecia no campo político força dos grandes proprietários de terras, no qual o presidente da republica tinha apoio dos governadores dos estados que representavam as oligarquias regionais dos coronéis. Os maiores beneficiados nessa política eram os cafeicultores de são Paulo e de minas gerais, que a cada queda de preço internacional do café com a compra dos estoques dos fazendeiros pelo governo, dividiam seus prejuízos com o povo brasileiro. No entanto, no final da década de 20 a industrialização e a urbanização revelam o crescimento de novos grupos sociais que não aceitam mais um governo a serviço dos fazendeiros de café. Alguns setores se mobilizam, fundam-se novos partidos e a queda da bolsa de nova Iorque faz despencar o preço do café.

Desse modo, a Aliança Liberal lança Getúlio Vargas como candidato a presidente, conseguindo a simpatia das massas operárias e dos tenentes e o apoio do Partido Democrático de São Paulo prometendo que atenderia ás reivindicações operárias, anistiaria os tenentes e moralizaria as eleições com o voto secreto. Mas Getúlio perde as eleições, mesmo assim consegue assumir o governo provisório com a tarefa de organizar o governo e priorizar a modernização do país.

Ficou definido então, por uma política trabalhista de incorporação e transformação das antigas reivindicações dos operários em leis. Sendo elas: as férias e descanso remunerado, proibição do trabalho noturno para mulheres e menores de dezoito anos, jornada de oito horas, aposentadoria e salário mínimo.

No plano econômico o governo adotou a queima do café que estava armazenado destruindo milhões de sacas. E no plano político implantou o voto secreto e a inclusão das mulheres no processo eleitoral. Os projetos educacionais elaborados e apresentados revelam a efervescência ideológica que perpassou a sociedade nesse tempo em que se desenvolvia em ritmo acelerado a indústria e a urbanização as ciências e as técnicas. Sendo assim o então Ministro da Educação Francisco Campos dizendo querer aproveitar a contribuição de liberais e católicos acabou por colocar em ação uma política educacional própria distante de princípios democráticos promovendo um governo revolucionário, uma reforma nos níveis superior e secundário de ensino indo ao contrário dos ideais das reformas promovidas nos estados na década de vinte, quando se reivindicava educação popular, melhoria do nível primário e na formação de professores.

No início de 1931, baixou sete decretos, conhecidos como Reforma Francisco Campos: criando o Conselho Nacional de Educação, que dispunha sobre a organização do ensino superior, a organização da Universidade do Rio de Janeiro, restabelecendo o ensino religioso nas escolas públicas, consolidando as disposições sobre a organização do ensino secundário. Foi uma reforma que se estendeu para todo território nacional, não se atentou para a qualidade da escola primária.

A metodologia de ensino tinha sustentação nos princípios de educação ativa destacando o fator psicobiológico do interesse, do trabalho e da atividade tendo como linha pedagógica amparada no escolanovismo.com relação ao ensino superior o documento estabelece a gratuidade desse nível centrando-se na pesquisa, formando a elite de pensadores, sábios, cientistas, técnicos e educadores.

Contudo, o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova busca a visão de toda a educação como um organismo, em profunda relação com a vida prática e motivadora do progresso, custeada pelo estado na gratuidade do ensino na obrigatoriedade e na co-educação buscando o apoio da pedagogia e demais ciências visando o desenvolvimento do individuo e da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com