TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educaçao

Exames: Historia Da Educaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  6.252 Palavras (26 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 26

DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA NO BRASIL

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo identificar as etapas do desenvolvimento da história da educação e da pedagogia no Brasil, estendendo desde a escola elementar escolástica implantada pelos jesuítas até os dias atuais, visando conhecer os pontos fundamentais marcantes em cada fase dentro do contexto sócio-histórico mundial em diversos períodos da educação em diversos países, e assim entender os fatos e as ideias do passado para se formar o presente, e verificando suas deficiências e seus acertos educacionais a fim de aplicar as novas tendências pedagógicas dentro contexto atual, para se entender as metas da nova elaboração Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020.

Palavras chave: Educação; Sócio-histórico.

HISTORICAL DEVELOPMENT OF EDUCATION AND PEDAGOGY IN BRAZIL

Abstract

This study aims to identify the stages of development in the history of education and pedagogy in Brazil, extending from elementary school scholastic established by the Jesuits until today, seeking to learn the key points marked on each phase within the socio-historical context world in different periods of education in various countries, and thus to understand the facts and ideas of the past to the present form, and verifying their educational deficiencies and their successes in order to implement the new pedagogical tendencies within the current context, to understand the development goals of the new National Education Plan (NEP) 2011-2020.

Keywords: Education; Socio-historical.

1. INTRODUÇÃO

A educação é de fato um processo natural, que se dá com a pessoa natural. Já nascemos aprendendo e sabendo uma infinidade de coisas importantes. A aprendizagem é um fenômeno natural. A educação deve preparar a pessoa para promover a harmonia, a compreensão, a tolerância e a paz na sociedade, não é um produto que se encontra nas prateleiras dos supermercados, mas é a transmissão de culturas e conhecimentos que recebemos e retransmitimos todos os dias.

A educação não é mérito de um único professor ou de uma única escola, mas é o objetivo de todo docente e de toda comunidade escolar. Ninguém escapa da educação.

Em casa, na rua, na igreja ou na escola, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela. Para aprender, para ensinar, para aprender e ensinar. Para saber, para fazer ou para conviver, todos os dias misturaram a vida com a educação.

A Constituição Brasileira de 1988 estabelece que "educação" é "um direito para todos, um dever do Estado e da família”. Todo brasileiro deve estar voltado para a Educação este é o princípio do Papel da Educação. Mas isto é muito relativo.

Desde o início da Educação no país, o papel da escola no Brasil é de ensinar a submissão à autoridade ou à oligarquia, nos dias de hoje. Se tomarmos como esse o "verdadeiro" papel da escola, então ela está fazendo um excelente trabalho, como aparelho

ideológico.

Se o verdadeiro papel da escola é o de ser meio de ascensão social, então o papel não pode ser considerado totalmente cumprido, mas é razoável. Se o verdadeiro papel é o de formar cidadãos críticos então a educação está em recuperação.

Para falar sobre a Educação no Brasil atual, deve estar presente também a Educação histórica neste país, pois foi à história pela construção do saber nacional, e pela experiência do homem vivido que hoje temos e vivenciamos a nossa Educação. A educação sempre esteve voltada aos interesses do homem, por isso analisaremos os diversos momentos históricos da nossa educação e da pedagogia no Brasil.

2. LINHA (FASES) DO TEMPO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

a. Período Jesuítico (1549-1759)A educação indígena foi interrompida com a chegada dos jesuítas. Comandados pelo padre Manuel da Nóbrega, quinze dias após a chegada edificaram a primeira escola elementar brasileira, em Salvador. Irmão Vicente tornou-se o primeiro professor nos moldes europeus, em terras brasileiras, e durante mais de 50 anos dedicou-se ao ensino e a propagação da fé religiosa.

b. No Brasil os jesuítas se dedicaram à pregação da fé católica e ao trabalho educativo. Perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever. De Salvador a obra jesuítica estendeu-se para o sul e, em 1570, já era composta por cinco escolas de instrução elementar (Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente, Espírito Santo e São Paulo de Piratininga) e três colégios (Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia).

c. As escolas jesuítas não se limitaram ao ensino das primeiras letras; além do curso elementar, mantinham cursos de Letras e Filosofia, considerados secundários, e o curso de Teologia e Ciências Sagradas, de nível superior, para formação de sacerdotes. No curso de Letras estudava-se Gramática Latina, Humanidades e Retórica; e no curso de Filosofia estudava-se Lógica, Metafísica, Moral, Matemática e Ciências Físicas e Naturais.

d. Nesse período, os alunos eram os índios. Filhos de comerciantes e latifundiários portugueses estudavam na Europa.

b. Período Pombalino (1760-1808)

c. Período Joanino (1808–1821)

d. Período imperial (1822-1889)

e. República Velha (1889-1929)

f. Segunda República (1930-1936)

g. Estado Novo (1937-1945)

h. República Nova (1946-1963)

i. Ditadura Militar (1964-1985)

j. Nova República (1986-2003)

3. FASES DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

A educação no Brasil sofreu grande influência dos portugueses por serem grandes navegadores e também grande potencia militar na época, os quais trouxeram um padrão de educação europeia contribuindo para surgimento de várias ideias pedagógicas ou modelos educacionais, inaugurando assim varias fases que haveria de deixar marcas profundas na cultura e na sociedade brasileira e que nos dias atuais ainda são aplicadas.

a.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.3 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com