TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educaçao

Exames: Historia Da Educaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2013  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  1.903 Visualizações

Página 1 de 2

1) “A dificuldade de traçar esses caracteres e a complexidade do sistema cuneiforme, cujos sinais transcreve sob forma silábica (e não alfabética), concomitantemente os sons, ideais e predicados determinativos (bem como os prefixos, sufixos e infixos de uma língua aglutinante, ou seja, sem flexões), tornam penosa e lenta a formação do escriba, mas fazem dele uma elite do Estado” (PAUL PETIT). A partir da citação, responda:

a) A que civilização antiga o texto se refere?

A civilização da Mesopotâmia.

b) A importância do escriba tinha igual peso em outras civilizações antigas. Explique quais eram os aspectos religiosos e práticos de possuir o domínio da escrita.

Domínando a escrita os escribas passaram a imagem de domínio, dando ênfase a sua capacidade de transmitir conhecimento, deste modo destacam-se dos demais, colocando em prática a sua capacidade de explorar.

c) Escriba, mago, mandarim, brâmane; quais eram as equivalências entre eles? Quais as consequências para a educação popular?

Vinham de civilizações diferentes, porém tinham a mesma característica escriba. Hoje ainda existem pequenos grupos que dominam determinados assuntos. Só há saberes diferentes. A força do trabalho e quem tem conhecimento, vai se sobre sair na educação popular.

d) Em que sentido a divisão social que privilegia a elite que tem acesso à cultura, desde a antiguidade, pode ser considerada, sob alguns aspectos, atual?

O texto nos dá subjetividade apropriando-se a idéia do contexto de o conhecimento empírico mantido pelas genealogias dinásticas, finalização étnica e localização geográfica. O conhecimento conhecimento como apropriação se ornou do poder a partir do surgimento das escritas na mesopotâmia antiga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com