TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educaçao

Ensaios: Historia Da Educaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  2.107 Palavras (9 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

O presente trabalho acadêmico da Disciplina de História da Educação e da Pedagogia tem como objetivo distinguir a importância da Memória da Educação Escolar no Brasil Contemporâneo, como nos disse Paulo Freire “todo o amanhã se cria num ontem, através de um hoje. Temos que saber o que fomos para saber o que seremos”, desse modo o presente não esquece e nem domestica o passado, pois recuperar e analisar o passado são a primeira garantia de um sentido para o presente.

O trabalho apresentado se discorre pelos seguintes tópicos pedagógicos:

• Somos feitos do tempo?

• A Preservação da Memória Histórica a reconstrução do passado e o relato dos acontecimentos não são sempre idênticos em todos os tempos e em todos os lugares.

• Reforma Protestante e Contrarreforma Católica.

• A Origem da Escola no Brasil - A Ação dos Jesuítas como parte do movimento da Contrarreforma Católica.

• Quadro Cronológico.

• Pesquisa sobre a Escola Municipal Maria da Luz Vieira - situada no Município de Imbaú - PR

A principal função da História da Educação é nos fazer compreender as múltiplas identidades, por meio da qual se definem memórias e tradições, crenças, fidelidades, pois vivemos em uma época marcada por fenômenos de globalização, porém o presente não é possível sem um passado, e no decorrer do dia fabricamos um passado, sendo este um marco e um registro para as futuras gerações.

4

SOMOS FEITOS DO TEMPO?

A sociedade a qual estamos inseridos é desenvolvida por constantes transformações, inovações e invenções. Mudanças estas que fazem com que nós, seres humanos, venhamos a nos tornar seres históricos e também agentes participativos e transformadores dessa mudança no tempo (História).

Desta forma nos aprimoramos e nos tornamos participativos e conhecedores de culturas e épocas, fazendo do nosso tempo uma fundamentação para a realização de projetos que tornam-se significativos para a nossa vivência. Como nos diz Maria da Lúcia de Arruda Aranha “não nos compreendemos fora de nossa prática social, porque esta, por sua vez, se encontra mergulhada em um contexto histórico-social concreto”.

Sendo assim compreendemos que somos seres históricos, pois as nossas atitudes, os nossos pensamentos mudam de acordo com nossos problemas, dificuldades que surgem no nosso cotidiano, seja na vida pessoal, social, privado ou coletivo, como nos disse Paulo Freire “todo o amanha se cria num ontem, através de um hoje (...) temos de saber o que fomos para saber o que seremos”.

5

A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA HISTÓRICA A RECONSTITUIÇÃO DO PASSADO E O RELATO DOS ACONTECIMENTOS NÃO SÃO SEMPRE IDENTICOS EM TODOS OS TEMPOS E EM TODOS OS LUGARES

Sabemos que a preservação da memória histórica, os relatos do passado e sua reconstituição, não são iguais em todos os lugares e em todos os tempos, pois somos seres humanos e vivemos em constantes mudanças e transformações, onde as experiências são repassadas de gerações para gerações, sendo então o passado um aprendizado para os dias atuais.

Portanto a reconstrução da história é muito importante porque revela a identidade e a cultura diferenciada de cada povo, onde nos propicia o desenvolvimento de reflexões, quanto à positividade e negatividade de cada época.

Sendo assim compreende-se que o tempo é o construtor dos fatos e ele mesmo é o principal responsável por fundamentar todo o processo de reconstrução.

A preservação da memória é extremamente importante, pois é a conservação das identidades e das experiências vivenciadas e relatadas por pessoas que registram suas histórias de vidas, e também por pessoas que fazem parte da história de uma conquista, de um manifesto, enfim que se destaca com o desenvolvimento de um lugar e de um direito.

Assim , a metodologia histórica sofre por sua vez uma transformação radical: articula-se segundo muitos âmbitos de pesquisa, acolhe uma multiplicidade de fontes, organiza-se em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com