TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educaçao

Artigos Científicos: Historia Da Educaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 2

Leia as aulas 05 e 06 e responda os questionamentos com base no recorte afirmativo. “O Renascimento foi um sistema logicamente perfeito de pensamento, de vida e de educação desenvolvidos durante a Idade Média em que os estudiosos dedicaram se à observação direta e à experimentação dos fenômenos da natureza. Isto levou aos descobrimentos geográficos, à exploração por terra, por mar e às descobertas astronômicas que vieram a tornar se base do pensamento científico moderno”. Quanto a educação brasileira no período imperial, foi composta por três fases, cite-as e, quais os resquícios ainda presentes no nosso contexto? O que foi o renascimento e quais as influências da educação humanista trazidas pelos professores jesuítas por meio do plano elaborado por Manoel da Nóbrega?

As três fases da educação brasileira no período imperial foram:

• Jesuítica: inicia com a chegada ao Brasil em 1549 que tinha por objetivo: catequizar a população; com isso combater o avanço da (Reforma Protestante); o principal representante foi o Padre jesuíta Inácio de Loiola; lembrando que a educação era privilégio da classe burguesa.

• Pombalino: período que vai de 1760 a 1808 e leva esse nome devido às reformas realizadas na metrópole e nas colônias portuguesa, pelo primeiro-ministro de Portugal, conde de Oeiras e Marquês de Pombal Sebastião José de Carvalho e Melo. Neste período aconteceu a expulsão dos Jesuítas;e surgiu o ensino Público, financiado pelo estado, porém não em todas as cidades das províncias; e pra piorar não havia professores qualificados, a situação no que diz respeito a educação era caótica.

• Joanina: Proporcionou a criação do ensino superior no Brasil. Ensino dividido em três faixas: ensino primário, leitura e escrita e ensino secundário, aulas régias e ensino superior. Em suma, a história da educação esteve, durante o período colonial, a serviço de interesses alheios ao sentido real da instrução, ou seja, o da formação integral do indivíduo.

Ainda hoje a educação de certa forma é um privilegio dos mais favorecidos, as desigualdades econômicas e sociais se refletem no sistema educacional, até hoje na educação brasileira .O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna. O plano elaborado pelo padre Manoel de Nóbrega tinha a intenção de catequizar e instruir os indígenas, mas também a necessidade de incluir os filhos dos colonos, uma vez que, naquele instante, eram os jesuítas os únicos educadores de profissão que contavam com apoio real da colônia. o plano de ensino foi elaborado para atender a diversidade de interesse e de capacidades, começando pelo aprendizado de português incluiu o ensino da doutrina cristã, a escola de ler e escrever. Daí em diante, continua, em caráter opcional o ensino de canto orfeônico e de música instrumental, e uma bifurcação tendo em um dos lados o aprendizado profissional e agrícola e, de outro, aula de gramática e viagem de estudos à Europa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com