TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educaçao

Trabalho Universitário: Historia Da Educaçao. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CAMPOS SENADOR HELVIDIO NUNES DE BARROS

CÁSSIA PLÁCIDO 1ª PERIODO

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

PICOS, 01 DE OUTUBRO DE 2014

PROCESSO EDUCACIONAL GREGO

Devemos aos gregos vários conceitos e ideias, como, o conceito de liberdade política no estado e através dele, a ideia de que a educação é a preparação para a cidadania, a ideia de amar ao saber pelo saber, isto é, a filosofia a ideia de viver de acordo com a razão.

A educação era um sistema desenvolvido nem rigidamente definido, porem em geral, as mulheres até os sete anos, eram educadas no gineceu, na companhia da mãe. Os rapazes entre os 7 aos 14 anos, eram ensinados na ginastica e na música, no final do século v a.c. surge o professor de “gramatiste” para ensinar as crianças a ler e escrever, esses educadores eram contratados pelas famílias.

Foi na Grécia que surgiu o termo pedagogia é de origem grega e derivado da palavra “paidagogos” nome dados aos escravos que conduziam as crianças à escola. A Grécia clássica pode ser considerada o berço da pedagogia, até por que era nessa região, teve início as primeiras reflexões acerca da ação pedagógica, porque tais reflexões iriam influenciar por séculos a educação e a cultura ocidental.

A EDUCAÇÃO NA ROMA

Segundo Giordani, a educação familiar tornou-se decisiva na educação da criança era influenciadas pelos pais, as meninas era preparada para os ofícios do lar, já os meninos eram ensinados a seguir seus pais na aprendizagem dos segredos da vida pública e para o futuro profissional.

Quanto a escola secundaria, os alunos estudam com os “gramaticus”, que os ajudavam na perfeição da linguagem e dos estudos dos poetas clássicos. Os estudos superiores, naquela época, eram realizados no pátio ou em uma sala que objetivava a transmissão do conhecimento da oratória.

Uma das questões tão valorizadas tanto em Roma quanto nos dias atuais é a retorica, ou seja, o falar bem, saber se expressar, ser capaz de convencer o outro a acreditar naquilo que você defende. A retorica foi muito valorizada em toda a história Romana e é ainda claramente vista nos dias de hoje nas câmaras, no senado, no plenário, e claro nas campanhas eleitorais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com