TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educaçao

Pesquisas Acadêmicas: Historia Da Educaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 4

A

O artigo aborda o sócio-construtivismo como sistema e seus principais pressupostos, e sua relação com práticas educativas, com a função da escola e do educador. A partir de diretrizes mais gerais, explicita a fundamentação para a proposição de trabalho pedagógico junto à criança na pré-escola, onde o brincar deve ser considerado um componente curricular essencial. Froebel enfatiza o brinquedo, a atividade lúdica e a apreender o significado da família nas relações humanas. Observou que, através dos jogos e do brinquedo, a criança estimula seu desenvolvimento sensório-motor e inventa métodos.De acordo com Froebel “as crianças são plantinhas de um jardim no qual o professor é o jardineiro”, a abordagem deste tema mostra-nos que o brincar e a ludicidade de um modo geral, sendo utilizada em sala de aula promove o desenvolvimento de importantes processos relativos ao aprender, por essa razão não deve ser banalizado na escola. Acredito que um tenha complementado o outro já que Froebel foi o primeiro educador a enfatizar o brinquedo e logo após Oliveira, Rego e Wajskop forneceram algumas condições que são fundamentais nos dias atuais como: As rotinas, ambiente, tipo de material utilizado, tempo entre outrosBrincar na infância é muito importante para a educação, com métodos corretos no jardim de infância, é onde a criança mais pode desenvolver suas habilidades com o professor auxiliando, não é o único modo de desenvolvimento mas é um dos mais importantes e que não pode ser excluído do curriculo.

B

Existe diferenças, a educação positivista e caracterizada pela maturidade do espirito humano,pela luta contra o ensino leigo e contra o tradicionalismo da religião.Socialista esse período da historia tratara a pedagogia sob um ponto de vista politico defendendo a visão da educação universal,politécnica. Positivismo busca compreender tudo o que se referia ao homem, principalmente as relações entre eles. Tinha posição diferente da dos socialista, defendiam somente a afirmação que fosse analisada com verdadeiro espírito científico,com objetividade e com ausência de metas preconcebidas, próprios das ciências em geral, e propor normas de comportamento seguindo a orientação do pensamento positivista, a noção de organização social entre os homens sempre existiu, chamada consciência coletiva. O Positivismo é uma corrente sociológica cujo precursor foi o francês (Augaste) que surgiu como sociológico. O Socialismo é teoricamente, um sistema político ou todos os meios de produção pertencem à coletividade onde o direito e privado.

C

Para Dewey a educação não deveria se restringir somente à transmissão de conhecimento e sim que o saber pudesse ser integrado pelo aluno à sua vida como cidadão. A educação estava centrada no desenvolvimento da capacidade de raciocínio crítico do aluno. O pensamento de John Dewey foi muito importante para educação, pois ele fazia da educação a própria vida e não um ensinamento para ela, ele acreditava que era preciso dar condições para que os alunos resolvessem os seus próprios problemas. Também contrário a escola tradicional pelo realce às atividades manuais e ao interesse da criança, e pelo estímulo ao espírito de iniciativa e independência

D

O construtivismo propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com