TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educaçao

Ensaios: Historia Da Educaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 2

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

2015

a) Froebel, além de criar o primeiro Jardim da Infância, destacou a importância da educação através do brincar. O artigo “A perspectiva socioconstrutivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola” também destaca a abordagem do brincar na educação. Estabeleça uma relação entre o tema apresentado pela visão de Froebel e o artigo que você leu.

b) Existem semelhanças ou diferenças entre a educação positivista e a socialista? Explique.

c) Temos, no período do Iluminismo, uma riqueza de reflexões pedagógicas aliadas a uma visão política trazida por John Dewey. Como podemos relacionar o pensamento político de Dewey com a educação?

d) A educação construtivista faz uma abordagem sobre a educação que nos chama a atenção por vários aspectos. Como é vista essa abordagem dentro do espaço educacional? Relacione com o vídeo e o texto “Notas para uma teoria construtivista da inteligência”.

Piaget enfatiza que o objeto e o sujeito são os dois polos da interação de uma realidade intelectual que se constrói. A educação construtivista é um método de aprendizagem que aborda um conhecimento produtivo que se constrói, e por não se tratar de uma cópia não é dado como terminado, e sim, como algo que vai se construindo. Essa teoria procura interagir o indivíduo com o meio físico e as relações sociais despertando assim a sua curiosidade de acordo com o ambiente e os suportes de aprendizagens expostos a ele; deve conter aspectos como a coletividade e o surgimento de dúvidas para que assim o aluno possa estar presente no seu aprendizado, respeitando o que é adequado para cada etapa do mesmo e como resultado o objetivo cognitivo facilmente alcançado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com