TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação

Trabalho Escolar: Historia Da Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

A ORIGEM DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL - A AÇÃO DOS JESUÍTAS COMO PARTE DO MOVIMENTO DA CONTRARREFORMA CATÓLICA.

O processo das reformas teve início no século XVI, uma das causas dessa reforma foi: abusos da igreja católica e a modificação na visão de mundo, sendo fruto do pensamento renascentista. No final da idade média a igreja católica começou a perder sua identidade.

No final da idade média a igreja católica começou a perder sua autenticidade, o clero já não respeitava tanto as regras católicas, principalmente quando se dizia ao celibato que é o estado na qual uma pessoa se mantém solteira e sexualmente abstinente onde faz um voto de castidade. Padres sem experiências estavam deixando os fieis descontentes, até os políticos estavam insatisfeitos com o papa por se meter em assunto da realiza.

Começou então a nascer o pensamento renascentista que no qual fazia oposição aos preceitos da igreja católica. O homem renascentista começou a ter acesso a livros formando assim sua opinião e vendo as verdades. Já a reforma Luterana que foi onde o monge alemão Lutero contestou os dogmas da igreja católica, pois começou a ler e ver as verdade da bíblia e viu que muitas coisas que os padres faziam era contra a bíblia, com isso Martinho Lutero afixou na porta da igreja de Wittenberg as 95 teses onde condenavam a venda de indulgências e criava a fundação do luteranismo (religião luterana).

De acordo com Lutero a salvação do homem depende dos atos praticados em vida e pela fé, ele teve grande apoio dos reis e dos príncipes. Em uma de suas teses, ele condenou a idolatria a imagens e revogou o celibato, os padres já preocupados com os avanços do protestantismo e com bastante perca de seus fieis, reuniram-se na cidade italiana de Trento com a finalidade de traçar um plano de reação onde ficou definido: catequizar os habitantes de terras descobertas; punir e condenar as pessoas acusadas de heresias; evitar à propagação de ideias contrárias a igreja católica.

Com isso a igreja católica formou uma ordem católica chamados de jesuítas onde iam em terras descobertas e disseminavam a fé católica pelo mundo, no Brasil eles chegaram em 1549 com o objetivo de cristianizar as populações indígenas do territorial colonial. Não esquecendo que foram eles os responsáveis pela fundação das primeiras instituições de ensino no Brasil colonial e por ter alfabetizado muitos indígenas e filhos dos senhores ricos daquela época, esta ação foi muito importante pois proporcionou uma educação a aqueles que não tinham oportunidade de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com