TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação

Monografias: Historia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 3

Prezadas acadêmicas e prezados acadêmicos,

Atividade 4 – (Enviar esta atividade no portfólio 4 a partir dos dia 29/09 até o dia 25/10/2013).

Faça uma leitura criteriosa das aulas 07, 08 e 09, visando responder o questionamento a partir da seguinte afirmação. A organização escolar no Brasil colônia está profundamente vinculada à política colonizadora dos portugueses, no qual não tinha o objetivo de escolarização, portanto, os filhos dos senhores colonizadores eram preparados pelos nossos primeiros professores – os jesuítas para estudar na Europa, já as etnias indígenas (nativas) e posteriormente as nações africanas (os chamados de negros), apenas era oferecido o adestramente através da catequese. Com a Proclamação da República no Brasil, em 1889, houve a separação entre a Igreja e o Estado (escola laica). Esta separação teve repercussão na educação escolar que, a partir de 1920, passou a ser concebida e realizada por um grupo de educadores inspirados nos ideais escolanovistas.

Baseado na afirmação acima, como se deu a educação dos imigrantes, quais os aspectos negativos de excludência das etnias indígenas e das nações africanas ao longo da História da educação brasileira? Explicitar com suas palavras a presença das cotas para índios e negros no contexto atual e da disciplina sobre a História da África no currículo escolar da educação básica (valor 0,0 a 2,0)

Pode se dizer que a educação dos imigrantes se deu de forma tensa e cheia de estranhamentos, decorrente da relação entre cultura, tais como: costumes, tradição sentimentos de lugar – que são partilhadas pelo um povo. Seus processos escolares eram fortemente vinculados a dinâmica comunitária. Também uma parte considerável dos imigrantes era luterana e, apesar de a constituição do Império do Brasil garantir-lhes liberdade de credo religioso, havia restrições, pois o catolicismo era a religião oficial do Império. Com a Proclamação da República no Brasil, em 1889, deu-se a separação entre a Igreja e o Estado (escola laica). Esta separação teve repercussão na educação escolar que, a partir de 1920, passou a ser concebida e realizada por um grupo de educadores inspirados nos ideais escola novistas. Foram realizadas reformas nas unidades da federação que seguiram o modelo de educação pública voltada para o fortalecimento dos laços entre cidadão e Estado. A educação pública passou a investir nas ideias de nacionalidade, civilidade e cidadania, restringindo a presença do debate religioso em suas escolas, ou seja, a formalização da escola laica – livre de uma teoria de cunho religioso.

Os aspectos negativos de excludência das etnias indígenas e das nações africanas ao longo da História da educação brasileira baseavam-se unicamente nos interesses políticos e econômicos, pois era interessante preparar os indígenas para o mercado de trabalho, e os negros para que pudessem votar.

No contexto atual a presença de cotas para negros e índios foi criado no intuito da destruição do preconceito e devido também a desigualdade social, racial, econômicas, políticas e cultura existente.

Todas as atividades deverão ser postadas no portfólio no formato docx e não poderão estar zipadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com