TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação

Artigos Científicos: Historia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  202 Palavras (1 Páginas)  •  961 Visualizações

1. Levando em conta as discussões do capitulo introdutório, quais são as dificuldades de se fazer a historia das sociedades primitivas?

Os povos tribais não privilegiavam os acontecimentos da vida da comunidade, porque, para eles, o passado os remete aos “primórdios”, as origens dos tempos sagrados em que os deuses realizaram seus feitos extraordinários. Fazer história, nesse caso, e recontar os mitos, os acontecimentos sagrados que são reatualizados nos rituais, pela imitação dos gestos dos deuses. Não havendo assim fatos escritos, e sim o que descoberto pelos pesquisadores.

2. Em que sentido dizemos que a tribo constitui uma sociedade sem classes?

As sociedades tribais não tinham classes sociais e nenhuma relação de dominação de um segmento sobre o outro.As relações eram iguais na tribo. Onde os trabalhos eram comunitários, a terra pertencia a todos, e as funções eram divididas , não havia status.

3. De que tipo é o poder exercido pelo chefe e pelo feiticeiro?

Tinham a confiança dos demais , consideração e respeito, e prestigio. Em nenhum momento, no entanto, abusam dos privilégios para estabelecer a relação mando-obediência, ele não da ordem, mas é porta voz da comunidade.Ele apaziguava os conflitos individual ou familiar na tribo, seguindo o bom senso e o costume da tribo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com