TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação

Trabalho Escolar: Historia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  1.911 Visualizações

Página 1 de 3

UNIGRAN

Curso de Pedagogia

Disciplina: História da Educação

Professora: Claunice Maria Dorneles

Aluno(a): Viviane Aparecida Scheid Speck

RGM: 053.8289

Polo: Videira SC

Aula 1 - A Educação dos povos primitivos, embora fosse voltada para as coisas práticas, como era a forma que as crianças aprendiam e quem eram os responsáveis pela educação? A que o homem primitivo dedicava sua vida?

R: As instituições educacionais que exercem maior influência sobre a formação costumam estar vinculadas às práticas religiosas, às crenças mágicas e ao mundo mítico. Estreitamente ligados às atividades educativas estão os ritos de iniciação.

Uma das formais pelas quais a criança adquire os conhecimentos necessários entre os povos primitivos é a imitação. Nos primeiros anos de vida a imitação é inconsciente. As crianças brincam com pequenas reproduções dos instrumentos utilizados pelos adultos. Numa segunda etapa a imitação

Torna-se consciente. As crianças participam das atividades dos adultos e aprendem por imitação. Essa segunda etapa tem início quando se começa a exigir trabalho da criança. Ela vai aprendendo, pouco a pouco, as diversas ocupações da tribo: construção de utensílios; a pesca e a caça, entre os povos caçadores; guarda do gado, entre os pecuários; trabalhos agrícolas, entre os povos sedentários.

Os homens primitivos eles eram nômades, ou seja, tinham q se locomover constantemente de local, nunca permaneciam em um mesmo local. Eles viviam principalmente da caça, pesca e mais tarde eles vão começar a plantar coisas e viver da coleta de alimentos, como frutos e vegetais, eram assim que dedicavam suas vidas.

Aula 2 - O que distingue o estágio do homem primitivo/bárbaro do estágio “civilizado” é o surgimento da escrita. Diante dessa afirmativa, qual era a principal função da leitura? Há relação entre a leitura e a escrita para a educação oriental , em especial a educação chinesa? A Educação para os chineses era organizada de forma dupla. Explique como ocorria essa duplicidade?

R: A leitura por muitos anos o trabalho escolar era decorar, os caracteres de uma série de 6 livros didáticos. O terceiro destes, o Milenário Clássico servia como padrão e consistia num milhar de caracteres onde nenhum deles repetia na forma ou no significado. Acham se arranjados, porém, de modo a assegurar tanto o ritmo como a rima.

A educação chinesa surgiu no segundo estágio da educação dos povos primitivos, deve-se ao seguinte, foi referência na educação dos povos orientais, pela mais longa duração, pelo fato de dominar a linguagem escrita através de caracteres que expressava o pensamento. A organização da educação é dupla, composta por um sistema de escolas elementar e um sistema de exames realizados pelo Estado. Essa duração de estudos é definida, só se encerrava com a aprovação nos exames governamentais que davam direito as posições oficiais, são chamadas de mandarins.

A duplicidade é um sistema de escolas e um sistema de exames realizados pelo Estado como controle de seu sistema educativo. São regidas pelos candidatos reprovados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com