TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação

Pesquisas Acadêmicas: Historia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.365 Palavras (6 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 6

UNIDADE 1

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UM BREVE PANORAMA HISTÓRICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Escreva sobre a importância da cultura grega para a educação, no período da Antiguidade Clássica, assinalando a contribuição da filosofia.

A cultura grega é o resultado de um longo processo,cujo marco inicial é muito antigo e ainda, impossível de identificar com exatidão científica.

Na Grécia antiga, pedagogo era o escravo que conduzia o adolescente até a escola. Assim, os gregos pensavam em proteger o menino que viria a ser homem, direcionar o filho que viria a ser pai; parece que tinham em mente o homem como um todo, não necessariamente o homem cidadão.

2. Explique a diferença entre a educação ministrada nas cidades de Esparta e Atenas.

Em Esparta o corpo que era importante era usado a força física a formação do ser humano para ele era importante formar atletas e saldados.a formação intelectual do espartanos era pouca consiste do conhecimento dos poemas homéricos e de uma iniciação musical. O resultado dessa formação é o culto da sobriedade e da coragem, em detrimento ao conhecimento.

A educação em Atenas era bem contaria eles não negligenciava o corpo,mas tava ênfase á educação do espírito. Para eles o jovem tira valor dentro dos ginásios e fora deles, oferecia para eles as escolas de gramática e musica.

Contudo a educação física era vigiada de perto pelo Estado, ao passo que a formação intelectual era particular.

3. Qual foi a contribuição de Homero e de Hesíodo para a educação, na Idade Antiga? Responda, citando suas principais obras.

Homero é educativas no sentido de produzir modelos comportamentais universais, e, portanto, que extrapolam o tempo e o espaço. Seus personagens, ainda que mitológicos (deuses, semi-deuses), apresentam características humanas (antropomorfização).

Hesíodo é a segunda fonte de estudo da cultura grega, até o século VII a.C Deixou dois poemas: “A teogonia” e “ Os trabalhos e os dias”. Na Teogonia, Hesíodo busca uma explicação para o surgimento das inúmeras divindades, colocando assim, uma ordem no caos. Ele dá uma sistematização ao cosmos até então desordenado e, em Os Trabalhos e os Dias, Hesíodo dirige-se a seu irmão, Perses, com a finalidade de incentivá-lo ao trabalho e à prática da justiça. Todo o poema destina-se a orientá-lo para a melhor época do plantio, como fazê-lo, como tratar o vizinho etc.

4. Pesquise sobre a etimologia da Palavra Pedagogo, assinalando a sua importância na Idade Antiga.

A palavra Pedagogia tem origem na Grécia, paidós (criança) e agodé (condução).

A palavra grega Paidagogos é formada pela palavra paidós (criança) e agogos (condutor). Portanto, pedagogo significa condutor de crianças,aquele que ajuda a conduzir o ensino. Este era o trabalho do escravo, que era encarregado também de dar formação (Paidéia) intelectual e cultural. Assim sendo a pedagogia está ligada ao ato de condução do saber. E até hoje a preocupação da pedagogia é encontrar formas de levar o indivíduo ao conhecimento. A Grécia clássica pode ser considerada o berço da pedagogia, pois é na Grécia que tem começo as primeiras idéias acerca da atuação pedagógica, ponderações que vão influenciar por muitos anos a educação e a cultura ocidental.

Surgida no século XVII, a Pedagogia teve como um dos principais iniciadores, o monge João Comênio (Amós Comenius)

(http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/professor-pedagogo-condutor-de-criancas-a-empreen.htm)

5. No final da Antiguidade clássica, a educação greco-romana foi influenciada pela filosofia estóica. Tal processo histórico desencadeou mudanças significativas na cultura da época. Descreva as principais características do estoicismo, argumentando sobre a sua contribuição para a educação romana.

Segundo o estoicismo:

# o homem para atingir a virtude, a sabedoria e a felicidade, deveria viver em harmonia com a natureza, com o cosmos. Deveria viver moderadamente, sem temer os homens, os deuses, a morte, o destino.

# A riqueza, o luxo trazia muitas infelicidades ao homem, por isso este deveria levar uma vida simples, regrada, de poucas necessidades.

# Nada ocorre por acaso; o destino do homem já está traçado ao nascer. Por isso, de nada adianta temer o destino. Era preciso aceitá-lo tranquilamente;

# Pregava a doutrina da fraternidade universal entre os homens, propondo o desligamento e a independência em relação ao mundo exterior.

6. Quais são os princípios pedagógicos apregoados por Aristóteles? Tais princípios são válidos para a sociedade atual? Justifique.

UNIDADE 2

A EDUCAÇÃO NA MEDIEVALIDADE

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Quais fatores desencadearam o início e o término da Idade Média?

O inicio da idade media foi marcado por:

# A crise do Império Romano;

# A aproximação entre o Ocidente e o Oriente;

# A influência das religiões orientais ( misticismo);

# AS invasões “ bárbaras” (os godos, visigodos, ostrogodos, francos, vândalos, anglos, jutos, saxões, hérulos, burgúndios, suevos, quados)

# O advento do cristianismo.

2. Qual é o papel da Igreja na sociedade medieval? Responda, assinalando a sua contribuição para a educação deste período.

A Igreja passou a ocupar a função de instituição detentora e ordenadora da cultura “ocidental”. Segundo Le Goff, os bispos e monges agiam como religiosos e políticos, negociando com os “bárbaros”, atuando como “embaixadores”; distribuíam víveres e esmolas; protegiam os pobres contra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com