TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação

Exames: Historia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

O que significa afirmar que “Somos feitos de tempo”?

Somos feitos de tempo quer dizer que somos feitos de historia, todos os fatos ocorridos em tempos passados para que no presente possamos tirar proveitos e conclusões de acertos e erros, o tempo nos forma e nos faz progredir.

Explique porque a preservação da memória histórica, a reconstituição do passado dos acontecimentos não é sempre idêntico em todos os tempos e em todos os lugares.

A preservação da memória histórica a reconstrução do passado e o relato dos acontecimentos são importantes nos dias de hoje para que possamos saber de que forma fomos evoluindo, é importante nos informarmos para não cometer os mesmos erros saber a explicação de cada coisa ocorrida para um bom desenvolvimento. Muitas vezes um mesmo fato histórico é contado de formas diferentes, por pessoas diferentes que vêem os fatos de acordo com o seu entendimento e tirando suas próprias conclusões.

Com tudo isso a história pode ir se modificando, com avanços e com estudos ela vai tomando formas diferentes assim surgindo novas versões e sempre mantendo a mesma essência.

Resumir os quatro argumentos de Antonio Nóvoa, justificando a importância da História da Educação.

Antes de definir a importância da história da educação, vamos definir o que é História e Educação.

História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo. A História analisa os processos históricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado período histórico, cultura ou civilização.

Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade.

A importância do estudo da história da educação se fundamenta na necessidade de sermos críticos em relação ao sistema educacional do qual fazemos parte e a melhor maneira de entender é investigando o processo educacional em suas diversas manifestações ao longo de toda história, e perceber como este processo era visto pelas diversas sociedades e de que maneira a educação as servia.

É importante estudar a educação sempre no contexto histórico geral, para observar a evolução do sistema social e a evolução do homem.

História da Educação no Brasil, de Nelson Piletti, que diz: “a educação sendo universal varia de sociedade para sociedade”, ou seja cada País ou continente, e que cada local tem uma cultura e costumes que é passado de geração em geração , por isso a importância que tem o estudo da história da educação.

Sites de consulta.

http://adirem72.blogspot.com.br/2007/02/importncia-do-estudo-da-histria-da.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com