TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação

Casos: Historia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  5.338 Palavras (22 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 22

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO – 130h

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UM BREVE PANORAMA HISTÓRICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Escreva sobre a importância da cultura grega para a educação, no período da Antiguidade Clássica, assinalando a contribuição da filosofia.

Na Grécia antiga, pedagogo era o escravo que conduzia o adolescente até a escola. A cultura grega é o resultado de longo processo era impossível identificar com exatidão cientifica. Os primeiros habitantes foram os pelasgos ou pelágios. Aconteceu um longo período de invasões, vinda da região da Ásia Central, chegando em pequenos grupos subjugando os pelasgos.

Os primeiros invasores foram os aqueus, que ao chegar fundem sua cultura com a da população local, essa civilização ficou conhecida como cretense ou monóica. A partir de 1400 a. C. a civilização cretense entra em declínio. Nessa época muitas localidades foram destruídas pelos grandes incêndios. Os cretenses dominavam uma escrita chamada de Linear A. no mesmo momento em que a civilização cretense entra em declínio, é formada pelos aqueus uma população que funda muitas localidades e ocupa outas já existentes, se forma então uma nova sociedade, tendo como centro a cidade de micenas. Os micênos dominavam uma escrita, denominada Linear B, que foi decifrada em 1950.

Depois dos aqueus chegaram outros povos: os Eólios e Jônios que foram do segundo grupo de invasores, e os Dórios que foi o terceiro grupo de invasores. Na mesma época em que os Dórios chegaram na região da Grécia, as sociedades micênicas começam a desaparecer. Muitas cidades são destruídas, mas a cultura micênica se manteve forte para influenciar a formação da cultura grega posterior.

Este período ficou conhecido como a idade das trevas, o declínio concentrou-se nos 100 ou 150 anos iniciais do século XII a. C.

No período homérico conhecido também como idade heroica ,aconteceu o desaparecimento da escrita, por 400 anos não implica que os relatos de guerra, os mitos, as poesias, os hinos religiosos tinham deixado de existir, continuaram sendo transmitidos oralmente. Quando a escrita ressurgiu, as tradições orais começaram a ser compiladas por escrito.

2. Explique a diferença entre a educação ministrada nas cidades de Esparta e Atenas.

Em Esparta buscava-se a formação de atletas e soldados privilegiando a força física. Os moços se exercitavam através do salto, corrida, em lutas corporais, no arremesso de lanças e dardos. A formação intelectual era pouca, consistia em conhecimento dos poemas homéricos e de uma iniciação musical. O resultado é o culto da sobriedade e da coragem, em detrimento ao conhecimento ao conhecimento.

Já em Atenas a atenção maior era a educação do espirito, a formação dos jovens não era só com a frequência em ginásios de esportes, mas em escolas de gramatica e de musica, a educação física era assistida pelo estado, enquanto a formação intelectual era particular.

A partir de sete anos a criança era conduzida através de um pedagogo ao ginásio, escola de gramatica ou de musica. A partir do século V começa uma época em que o ideal da educação não seria para preparar os jovens para a gloria guerreira. Alguns poetas chamam a atenção para a efemeridade da vida, a moderação ao bom uso da riqueza e ao espirito de clemência e de justiça. Outros exaltam a disposição de ânimo na superação de si mesmo por ações extraordinárias.

3. Qual foi a contribuição de Homero e de Hesíodo para a educação, na Idade Antiga? Responda, citando suas principais obras.

Homero era conhecido como educador da Grécia, na sua narrativa encontram-se diversas manifestações literárias: da lúdica, da tragédia e da comedia, isto já era educativo. Suas principais obras foram: Ilíadas, que narra a Guerra de Tróia e Odisséia, que narra o retorno de Ulisses, cheio de desafios, as duas obras são educativas no sentido de produzir comportamentos universais, que extrapolam tempo e espaço. Homero representa o mundo e a cultura grega através da aristocracia, ele fala da guerra, da luta do herói, da importância do guerreiro, da coragem, lealdade e bravura.

Hesíodo é a segunda fonte da cultua grega. Ele deixou dois poemas: Teogonia, neste ele busca a explicação da origem dos deuses, colocando uma ordem no caos, e Os trabalhos e os dias, onde ele se dirige ao seu irmão, para incentiva-lo ao trabalho e a pratica da justiça. Ele representa o mundo e a cultura através do ponto de vista rural, ele exalta a importância do trabalho, da agricultura e da terra.

4. Pesquise sobre a etimologia da Palavra Pedagogo, assinalando a sua importância na Idade Antiga.

Pedagogo era o nome dado aos escravos que conduziam as crianças até a escola, com o tempo, esse termo passa a ser utilizado para designar as reflexões em torno da educação. A Grécia era considerada o berço da pedagogia, era justamente na Grécia Clássica que teve inicio as primeiras reflexões da ação pedagógica, reflexões que influenciou por vários séculos a educação e a cultura.

Os povos orientais achavam que a educação era de origem divina, que a educação era de origem divina, que o conhecimento resumia-se aos costumes e crenças. Na Grécia Clássica, portanto, a razão sobrepõe as explicações puramente religiosas e místicas. O homem era livre para pensar e formar juízos a cerce de sua realidade.

5. No final da Antiguidade clássica, a educação greco-romana foi influenciada pela filosofia estóica. Tal processo histórico desencadeou mudanças significativas na cultura da época. Descreva as principais características do estoicismo, argumentando sobre a sua contribuição para a educação romana.

O comportamento do cidadão era marcado por questões éticas, sob influencia da corrente filosófica Estóica. Segundo o estoicismo, o homem deveria viver em harmonia com a natureza, o homem deveria ter uma vida simples, o seu destino era traçado ao nascer, pregava a doutrina fraterna universal entre os homens.

A criança recém-nascida era recebida na sociedade somente com a aprovação do pai, aquela a qual o pai não aprovava esta era abandonada em um monturo publica, essa pratica parou de acontecer com o estoicismo. Outra pratica era também era dos adolescentes iniciarem a pratica sexual, pois ele frequentava os prostibulos, com o estoicismo eles se guardavam puros até o casamento.

A educação começavam no lar, os meninos com os pais ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com