TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação

Trabalho Universitário: Historia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  2.353 Palavras (10 Páginas)  •  1.134 Visualizações

Página 1 de 10

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Escreva sobre a importância da cultura grega para a educação, no período da Antiguidade Clássica, assinalando a contribuição da filosofia. R: Os gregos davam muita importância a educação. A Grécia é vista como por muitos historiadores como o berço cultural da humanidade. A filosofia, a arquitetura, a arte, a linguagem, a política, o sistema educacional, a ciência, a tecnologia deste antigo país. Exercem poderosas influências sobre os romanos, que se encarregavam de repassar a diversas partes da Europa e em seguida para o mundo. Até então, todos os acontecimentos eram originadas ou permitidos pelos Deuses mitológicos, depois da cultura grega se estender pelas regiões as pessoas começaram a questionar o porquê dos acontecimentos a ai a filosofia.

2. Explique a diferença entre a educação ministrada nas cidades de Esparta e Atenas.

R: Para os habitantes de esparta a educação era voltada para as atividades militares, tinha objetivos de formar bons soldados assim a grande maioria tinha direito a educação. O objetivo da educação espartana era dar a cada indivíduo um nível de perfeição física, coragem e habito de obediência as leis que o tornasse um soldado ideal. Em Atenas vem-se o estado como um meio de assegurar a liberdade pessoal criando condições vantajosas para sua educação. Os pais tinha obrigação de cuidar que seus filhos se preparassem eficazmente para a vida, mas dentro de um ambiente de liberdade.

3. Qual foi a contribuição de Homero e de Hesíodo para a educação, na Idade Antiga? Responda, citando suas principais obras. R:

Homero teve uma importância excepcional para a cultura e para a educação gregas. A educação nesse período teve caráter eminentemente prático. Os poemas homéricos falam dos ideais dessa educação, que compreende um duplo ideal de homem, ou seja o homem de ação e o homem de sabedoria esse duplo ideal, sabedoria e o poder de ação tinham que ser atingidos por todos os gregos. Suas principais obras foram “Ilíada e a Odisséia”.

AS obras de Hesíodo, tinham por objetivo pregar a justiça e a valorização do trabalho, como por exemplo em “teagonia” e “os trabalhos e os dias” em que analisou aspectos relacionados à formação do homem.

4. Pesquise sobre a etimologia da Palavra Pedagogo, assinalando a sua importância na Idade Antiga.

R: A palavra pedagogo (de pais, paidós = criança; agein=conduzir) designa em sua origem o condutor de meninos, por isso eram chamados de pedagogos os escravos encarregados de guiar as crianças até a escola.

5. No final da Antiguidade clássica, a educação greco-romana foi influenciada pela filosofia estóica. Tal processo histórico desencadeou mudanças significativas na cultura da época. Descreva as principais características do estoicismo, argumentando sobre a sua contribuição para a educação romana.

R: - o homem para atingir a virtude, a sabedoria e a felicidade deveria viver em harmonia com a natureza, deveria viver moderadamente sem temer os homens, os deuses, a morte, o destino.

- A riqueza, o luxo trazia muitas infelicidades ao homem, por isso este deveria levar uma vida simples, regrada, de poucas necessidades.

- Nada ocorre por acaso o destino do homem já está traçado ao nascer. Por isso de nada adianta temer ao destino era preciso aceita-lo tranquilamente.

- Pregava a doutrina da fraternidade universal entre os homens, propondo o desligamento e a independência em relação ao mundo exterior.

No estoicismo a família era a célula da sociedade, de onde o futuro cidadão provinha.

6. Quais são os princípios pedagógicos apregoados por Aristóteles? Tais princípios são válidos para a sociedade atual? Justifique.

R: Aristóteles desenvolveu seu conceito de educação partindo da ideia de imitação. O homem se educa na medida em que copia a forma de vida dos adultos. Ele se educa porque atualiza suas energias. Segundo a doutrina da potência e do ato de Aristóteles, o educando é sábio, e com a educação, ele atualiza o que é suscetível de desenvolver. O processo de ensino deve corresponder ao seguinte plano metódico:

- O mestre deve, em primeiro lugar, expor a matéria de conhecimento.

- Em seguida tem de cuidar que se imprima ou retenha o exposto na mente do aluno.

- Por fim, tem de buscar que o educando relacione as diversas representações mediante ao exercício.

UNIDADE 2

A EDUCAÇÃO NA MEDIEVALIDADE

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Quais fatores desencadearam o início e o término da Idade Média?

R: A idade média teve início na Europa com os invasores germânicos, no século V, sobre o império romano do ocidental. Essa época estende-se até o século XV, com a retomada comercial e o renascimento urbano. A idade média caracteriza-se pela economia ruralizada, enfraquecimento comercial, supremacia da igreja católica, sistema de produção feudal e sociedade hierarquizada.

2. Qual é o papel da Igreja na sociedade medieval? Responda, assinalando a sua contribuição para a educação deste período.

R: O papel da igreja foi fundamental para a mudança entre a cultura do mundo greco-romana e a nova cultura cristã. A igreja passou a ocupar a função de instituição detentora e ordenadora cultural ocidental. A expansão da religião cristã por boa parte da Europa, do norte da África e várias extensões da Ásia e Oriente médio, fazia dela o centro de irradiação de uma nova cultura, baseada em novos valores morais e éticos. Na falta de governo civil organizado que pudesse disciplinas a vida nas cidades a partir do século V, a igreja cristã passou a cumprir essa tarefa, tendo nos bispos e padres os lideres sociais.

3. Na Idade Média, o trivium e o quadrivium configuravam o currículo educacional. Esclareça cada um desses programas de ensino e compare-os com o currículo atual da educação básica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com