TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação

Casos: Historia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  1.328 Palavras (6 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 6

Educação Primitiva / Pré-história

Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada - faz referência ao primeiro período da pré-história, que aconteceu há aproximadamente 2,5 milhões de anos a.C., em que o homem utilizava pedra lascada como principal arma de caça.

Paleolítico

Idade da Pedra Lascada, A palavra "paleolítico" vem do grego e significa “pedra antiga”.

Existem três divisões:

Paleolítico Inferior

(2 500 000 - 2 000 000 até 300 - 100 000 anos atrás)

Paleolítico Médio

(300 - 200 000 até 40 - 30 000 anos atrás)

Paleolítico Superior

(40 - 30 000 até 10 - 8 000 anos atrás)

Paleolítico inferior

- O homem vai descobrindo meios de dominar a natureza.

- os homens eram nômades e caçadores-coletores, por isso precisavam estar sempre se deslocando para conseguir alimentos.

- viviam a céu aberto.

- não tinham desenvolvido habilidade de criar suas próprias armas de caça, eles pegavam pedras pontudas e esfregavam-na no chão até que a ponta ficasse ainda mais fina e pudesse perfurar algum animal para matar e comerem. Utilizavam esta mesma técnica para transformar não só pedra, mas também madeira e osso em armas de caça.

Paleolítico médio

- Nesse período que surgiu o homem de neanderthal, que era um pouco mais inteligente que seus antecessores;

- eles começaram a explorar mais a distribuição geográfica e passaram a ocupar a Europa enquanto desenvolviam um pouco mais as suas técnicas de talhe, também chamadas de indústria musteriense;

- a temperatura da terra nesta época era extremamente baixa, o que obrigava os homens e animais a viverem dentro de cavernas para não morrerem de frio;

- eles costumavam utilizar machados de pedras para cortar e esmagar os alimentos, se defender dos predadores e furar coisas;

- foi nesta época que os homens dominaram o fogo, e já existia uma ideia primitiva de comunidade ou sociedade, pois havia grupos nômades onde existiam espécies de famílias primitivas, que no conceito deles eram muito importantes;

- surgiram os sambaquis, os primeiros hominídeos encontrados na América do Sul, situados principalmente em áreas litorâneas.

- No paleolítico médio que os homens começaram com a tradição cultural de reservar um lugar para depositar os restos mortais de seus entes queridos e todos os pertences deles: vestes, colares, cerâmicas e ferramentas – além de também depositarem no mesmo local conchas e restos mortais de animais. Era um conceito primitivo de religião formando-se.

Paleolítico superior

- Neste período ocorreu a quarta glaciação – principalmente no norte da Europa – e com isso os homens foram forçados a recuar ainda mais para a vida nas cavernas.

- Foi aí que se desenvolveu o homem de Cro-Magnon, que já era uma espécie do homem moderno propriamente dito. Por não poderem sair da caverna todos os dias para caçar, eles começaram a sentir a necessidade de capturar animais maiores e que a carne pudesse durar mais tempo, como por exemplo, os mamutes.

- Para conseguir este grande feito eles começaram a desenvolver alguns tipos de armadilhas que eram montadas no chão para capturar animais de grande porte, e depois os matavam, cozinhavam sua carne em fogueiras e comiam.

- Como o gelo dificultava a obtenção de pedras, diversos utensílios começaram a ser confeccionados com ossos e marfim; o arco e a flecha surgiram nesse período, bem como arpões e agulhas.

- As amas evoluíram, surgindo as lanças, facas e machadinhas. E, como a expansão dos grupos humanos começou a gerar conflitos, os artefatos de caça foram adaptados para a guerra.

- Em parte devido ao longo tempo que passavam dentro das cavernas, mas graças, sobretudo ao desenvolvimento da própria inteligência, os homens do Paleolítico Superior deram início à produção artística, pintando animais e cenas de caça nas paredes das grutas. Essa arte rupestre (isto é, pintada ou gravada na rocha), além de sua concepção realista, possuía uma função mágica porque, ao executá-la, o homem acreditava estar garantindo caça abundante para seu grupo. Começaram a esculpir estatuetas femininas em marfim, com alguns centímetros de altura. Essas figuras eram dotadas de seios fartos e quadris exagerados, o que certamente as vinculava à ideia de fertilidade.

Neolítico

- Neolítico, também conhecido como Idade da Pedra Polida foi a fase da pré-história que ocorreu entre 12 mil e 4 mil a.C. O início deste período é marcado com o fim das glaciações (época em que quase todo planeta ficou coberto de gelo) e termina com o desenvolvimento da escrita na Suméria (região da Mesopotâmia).

- Desenvolvimento da agricultura. Este avanço permitiu ao ser humano ter uma vida menos dependente da natureza. Não necessitava mais coletar frutos, vegetais e raízes.

- A domesticação dos animais (cabras, bois, porcos, cavalos e aves) também colaborou com a melhoria na qualidade de vida. Aliada a agricultura, a domesticação dos animais permitiu ao homem um aumento significativo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com