TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação E Da Pedagogia

Ensaios: Historia Da Educação E Da Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2013  •  2.797 Palavras (12 Páginas)  •  2.201 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO – nome da escola pesquisada e da cidade onde ela está localizada

Maria Inês Rodrigues de Melo R.A .2321388158

Maria de Lourdes da Silva Franco R.A: 2307331254

Marilia Gabriela Mulato de Oliveira R.A: 2350458204

Vera Lucia de Melo Louzada R.A: 2030928893

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “História da Educação e da Pedagogia”, sob orientação do professor-tutor a distância : Ana Paula Barramansa

Pindamonhangaba

2012

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como finalidade apresentar a História da Educação e da Pedagogia, mencionando o estado presente das instituições, dos métodos e das concepções educacionais atuais, refletindo sobre os diversos momentos históricos da nossa educação e da pedagogia no Brasil.

Faz uma abordagem da origem da educação escolar no Brasil, mais especificamente a ação dos jesuítas como parte do movimento da contra reforma católica.

Contem um quadro explicativo sobre a linha cronológica da História da Educação, fazendo uma análise desde 1549-O período Jesuítico até 2007-Quando o governo lança o plano de desenvolvimento da educação.

Em anexo como memorial da Educação escolar no Brasil contemporâneo, uma pesquisa realizada na escola.........................................contendo a história oral e documental, a corrente pedagógica, fotografias, enfim dados específicos da escola, ocasionando assim uma reflexão sobre a memória e a cultura como pertencentes à construção da história humana individual e coletiva.

.

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

A história da Educação e da Pedagogia é instrumento de formação pedagógica, o qual tem por finalidade contribuir significativamente com idéias, métodos e curiosidades sobre a educação e cultura do ser humano. Em cada tempo histórico, a educação atendeu a determinados objetivos, que correspondiam a visões de homem e de mundo. Estudar a História da Educação e da Pedagogia faz compreender o estado presente das instituições, dos métodos e das concepções educacionais atuais, podendo ainda contribuir de forma eficaz para o desenvolvimento de um sistema educacional mais voltado para a realização humana onde possamos desenvolver uma escola cidadã.

“A historia da Pedagogia e da Educação não é portanto um simples olhar deitado sobre o passado; pode ser uma das ferramentas poderosas da compreensão do presente e pertence deste modo de direito a família das ciências da educação. ” (Gaston Mialaret)

A educação sempre esteve voltada aos interesses do homem, por isso analisaremos os diversos momentos históricos da nossa educação e da pedagogia no Brasil.

Dentre as principais fases da história da educação estão as seguintes:

Educação primitiva

A educação entre os grupos primitivos ocorria de forma natural, não existia escolas, os chefes de família eram os primeiros professores ou seja, as crianças ou jovens aprendiam por imitação, ao observarem os maiores em suas atividades elementares, que eram a pesca, a caça, a agricultura. e em seguida os sacerdotes etc. A observação de fenômenos metereológicos, alguns rituais sagrados e a preparação para a guerra. O objetivo era ajustar a criança ao seu ambiente físico e social, através da aquisição das experiências; respeitando o seu próprio ritmo.

Educação oriental: Desenvolvida por povos já civilizados, a educação oriental, ao longo do tempo, tornou-se intencional. A escrita sistematizada criada no oriente, associada a organização social que se estabeleceu levou a criação de escolas e mestres em alguns dos países orientais. No Egito, as crianças frequentavam a escola a partir dos 6 ou 7 anos, sendo as escolas elementares (aprendiam a ler, escrever e contar) para o povo e as escolas superiores ou eruditas ( além do elementar, aprendiam astronomia, matemática, música, poesia, etc.) para os filhos dos funcionários. A educação entre os hebreus, baseada nos livros sagrados (Tora e Talmud) tinha duração de 10 anos (dos 8 aos 18 anos). Entre os hindus, a educação era privilégio das castas superiores, embora não fossem comuns as escolas. Geralmente os pais eram responsáveis pela educação dos filhos, como base nos textos Vedas. Na China, a educação sistematizada só ocorreu a partir do período imperial (V a. C.), e dividia-se em elementar (do povo) e superior (funcionários mandarins).

Educação clássica: Desenvolvida entre os séculos V a. C. e V d. C., diz respeito a educação ocidental, e compreende Roma e Grécia. A educação grega teve quatro períodos: heróica (poemas homéricos); cívica (Atenas e Esparta); clássica/humanista (Sócrates, Platão e Aristóteles) e helenística/ enciclopédica (cultura Alexandrina). Cada período tem características próprias. A educação romana teve três principais períodos: heroico-patricia (V – III a. C.); de influencia helênica (III – I a. C.); e Imperial (I a. C. – V d. C.). Embora sejam bastante parecidas, cultura e educação grega e romana possuíam pontos de divergência significativos.

Educação medieval: Se desenvolve na época em que o cristianismo alcança toda a Europa (V – XV d. C.). O caráter é essencialmente religioso, dogmático, predominando matérias abstratas, literárias, com prejuízo a educação intelectual e científica. É empregado o uso do latim como língua única.

Educação humanista: Após o século XV, período da Renascença, é criada a educação humanista, uma nova versão do conhecimento greco-romano. A disciplina e autoridade até então predominantes deixam espaço ao desenvolvimento do pensamento livre e crítico. As matérias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com