TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação E Da Pedagogia

Trabalho Escolar: Historia Da Educação E Da Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 4

A importância da história da educação e da pedagogia

Tema 1

Assimilar a herança cultural dos antepassados e estabelecer projetos de mudança. A historia da educação deve exercer fecunda influência na política educacional, sobretudo nas situações críticas em que são gestadas as reformas educativas, depois transformadas em leis,a fim de que possa defender a implantação de uma educação pública democrática e de qualidade.

Comunidades tribais

Tema 2

Nas comunidades tribais as crianças aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e nas cerimônias dos rituais, na maioria das sociedades havia uma predominância mítica muito grande. Sob o regime tribal, a característica essencial da educação reside no fato e ser difusa e administrada indistintamente por todos os elementos do clã.O aprendizado é dado de forma respeitosa, com base na paciência e na tolerância, as crianças quase nunca são punidas e nunca são vitimas de castigos físicos.

Antiguidade oriental grega e romana

Tema 3

ELEMENTARES, destinadas a dar a alfabetização primaria: ler, escrever e, frequentemente, também calcular. A escola funcionava em locais alugados ou na casa dos ricos, as crianças se dirigiam para lá acompanhadas dos pedagogos, escreviam com estilete sobre tabuletas de cera, aprendiam as letras do alfabeto e sua combinação, calculavam usando os dedos ou pedrinhas passavam boa

parte do dia na escola e eram submetidas à rígida disciplina, que não excluía as punições físicas.

SECUNDARIA OU DE GRAMATICA, se aprendia a cultura nas suas diversas formas: desde a música até a Geométrica, a Astronomia, a Literatura e a Oratória; embora predominasse depois o ensino literário na sua forma gramatical e filosófica, exercido sobre textos gregos e latinos.

ESCOLAS DE RETÓRICA, embora mais limitada em comparação a Educação grega (eram escassas a gramática, a musica, e também a ciência e a filosofia), mais utilitária, a formação escolar romana mantém bem no centro esse principio retórico e a tradição das artes liberais, resumidas no valor atribuído a palavra.

Idade média: Formação do homem de fé

Tema 4

O foco era Deus, Ele era o centro e a razão de todas as coisas, tudo era justificado pela fé.

Renascimento: Humanismo, reforma e contrarreforma

Tema 5

A decadência da Escolástica; a descoberta das obras de antiguidade, ate então desconhecidas ou conhecidas apenas em traduções imperfeitas; a descoberta da imprensa por Gutenberg, em 1445, na Alemanha; a tomada de Constantinopla pelos turcos,o enriquecimento da Europa e a proteção dispensada às artes e às letras pelos príncipes e homens de fortuna. Tudo isso resultou na reformulação dos ideais e dos conteúdos das obras educacionais. Toda ação educativa deveria constituir, essencialmente, num

esforço de se traduzir, no estilo de vida individual e social, a inspiração formativa que se atribuía à literatura antiga, tornando homens mais perfeitos e mais latinizados.

Século XVII: Pedagogia realista

Tema 6

A pedagogia realista busca substituir o conhecimento verbalista anterior pelo conhecimento das coisas. Para tanto, procura criar uma nova didática. Segue reafirmando com mais ênfase, ainda, a individualidade do educando e, na ordem social e moral, advoga o principio da tolerância, do respeito e a personalidade e de fraternidade entre os homens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com