TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educação E Pedagogia

Monografias: Historia Da Educação E Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  2.068 Palavras (9 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

Introdução....................................................................................................................Página 04.

A preservação da memória histórica, a reconstrução do passado e o relato dos acontecimentos não são sempre idênticos em todos os tempos e em todos os lugares..........................Página 05.

A origem da educação escolar no Brasil - a ação dos jesuítas como parte do movimento da contrarreforma católica................................................................................................Página 07. História da educação brasileira (cronograma).............................................................Página 08. Memória da educação escolar no Brasil contemporâneo.............................................Página 11. Conclusão.....................................................................................................................Página 19. Referências Bibliográficas...........................................................................................Página 20.

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo informar um pouco mais sobre a história da educação no Brasil e lamentavelmente demonstrar o quanto a mesma ainda precisa de recursos e de conscientização, por parte de todos, da sua real importância.

“A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA HISTÓRICA, A RECONSTRUÇÃO DO PASSADO E O RELATO DOS ACONTECIMENTOS NÃO SÃO SEMPRE IDÊNTICOS EM TODOS OS TEMPOS E EM TODOS OS LUGARES.”

A história nos permite ser mais inteligível a atualidade, pelo conhecimento do passado pois é graças a ela que nós descobrimos as origens, muitas vezes distantes das nossas tradições educacionais. A história da educação vem por meio de sua matéria nos mostrar que somos seres feitos de tempo, seres que vivem o passado intensamente no presente, um grande exemplo disso é quando as pessoas que se tornam pais dizem a seus filhos não pode isso ou aquilo, sua avó sempre disse que poderia fazer mal ou quando os pais contam histórias do passado para seus filhos isso representa o que foi vivenciado servindo de exemplo e esteio para o presente e regra para o futuro.

A preservação da memória, não foi idêntica ao longo do tempo, variou bastante conforme a cultura, a história serve para cultivar, compreender as identidades, pensar e para explicar que não há mudança sem história.

EU APRENDI

Que a melhor sala de aula do mundo

Está aos pés de uma pessoa mais velha;

Que ser gentil é mais importante do que estar certo;

Que eu sempre posso fazer uma prece por alguém

Quando não tenho a força para

Ajudá-lo de alguma outra forma;

Que não importa quanta seriedade a vida exija de você,

Cada um de nós precisa de um amigo

Brincalhão para se divertir junto;

Que algumas vezes tudo o que precisamos

É de uma mão para segurar

E um coração para nos entender;

Que deveríamos ser gratos a deus

Por não nos dar tudo que lhe pedimos;

Que deus não fez tudo num só dia;

Que ignorar os fatos não os altera;

Que o amor, e não o tempo,

É que cura todas as feridas;

Que cada pessoa que a gente conhece

Deve ser saudada com um sorriso;

Que ninguém é perfeito

Até que você se apaixone por essa pessoa;

Que as oportunidades nunca são perdidas;

Alguém vai aproveitar as que você perdeu.

Que devemos sempre ter palavras doces e gentis

Pois amanhã talvez tenhamos que engolí-las;

Que um sorriso é a maneira mais barata

De melhorar sua aparência;

Que todos querem viver no topo da montanha,

Mas toda felicidade e crescimento

Ocorre quando você esta escalando-a;

Que quanto menos tempo tenho,

Mais coisas consigo fazer.

(William Shakespeare)

A ORIGEM DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL - A AÇÃO DOS JESUÍTAS COMO PARTE DO MOVIMENTO DA CONTRARREFORMA CATÓLICA

A história da educação no Brasil, nos mostra as suas várias concepções de ensino ao longo da história, bem como entender a partir do passado a educação da atualidade onde a formação implica necessariamente na estruturação do nosso modelo de ensino, pois desde aquela época da descoberta sofremos a falta de estrutura e investimento nessa área. Foi por meio dos Jesuítas que chegaram em 1549 chefiados pelo padre Manuel da Nobrega que se principiou a educação no Brasil, pois naquela época a educação era tortuosa desde o início, tinha uma elite dominante e exploradora.

A educação escolar brasileira nunca foi considerada como prioridade Nacional, mesmo com a evolução histórico-econômica do país, mesmo tendo, ao longo de cinco séculos de história, o Brasil não priorizou a educação em seus investimentos políticos sociais, pois a história da educação brasileira, sempre foi marcada por diferenças sociais gritantes desde o tempo do Jesuíta até a atualidade. O Brasil tem pela educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com