TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Heducação

Artigo: Historia Da Heducação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 4

Faça uma leitura criteriosa das aulas 07, 08 e 09, visando responder o questionamento a partir da seguinte afirmação. A organização escolar no Brasil colônia está profundamente vinculada à política colonizadora dos portugueses, no qual não tinha o objetivo de escolarização, portanto, os filhos dos senhores colonizadores eram preparados pelos nossos primeiros professores – os jesuítas para estudar na Europa, já as etnias indígenas (nativas) e posteriormente as nações africanas (os chamados de negros), apenas era oferecido o adestramente através da catequese. Com a Proclamação da República no Brasil, em 1889, houve a separação entre a Igreja e o Estado (escola laica). Esta separação teve repercussão na educação escolar que, a partir de 1920, passou a ser concebida e realizada por um grupo de educadores inspirados nos ideais escolanovistas.

Baseado na afirmação acima, como se deu a educação dos imigrantes, quais os aspectos negativos de excludência das etnias indígenas e das nações africanas ao longo da História da educação brasileira? Faça uma pesquisa na internet e explique com suas palavras a presença das cotas para índios e negros no contexto atual e da disciplina sobre a História da África no currículo escolar da educação básica (valor 0,0 a 2,0)

Resposta

A nossa sociedade vem passando por grandes mudanças no que se refere às relações étnico-raciais. Reivindicações que vem há muito tempo sendo discutidas pelos movimentos sociais organizados, que tem forçado o país a assumir posturas e compromissos que visam combater as desigualdades, discriminações e racismo que ainda permeiam a sociedade brasileira.

De acordo com a lei 12.711 define cotas raciais para alunos negros e indígenas, assim como a reserva de percentual de vagas em concursos públicos, demonstram o direito deste grupo étnico dentro da sociedade brasileira. Cujo sistema de cotas visa exatamente equiparar materialmente um grupo de pessoas que ao longo da história foram vítimas de discriminação social e estatal.

A catequese do escravo, reduzida à expressão mais simples no aprendizado dos símbolos da fé, guardava o propósito de integrá-los desigualmente, num mundo de brancos e senhores.

É necessário lembrar que a catequese do indígena era intrinsecamente diferente da do negro. Primeiro, porque o indígena era um homem livre, natural da terra, protegido pela Igreja e pela própria justificação da colonização, objeto de bula papal. Assim, o indígena era aldeão do; nos aldeamentos e nas missões se dava a sua catequese, enquanto que a catequese do negro se dava no espaço do branco, - nas fazendas ou nas cidades, como escravizado.

A Lei nº. 10.639/03, da Educação Básica da Rede Pública de Ensino demonstra a mudanças e lutas, sobretudo, dos movimentos negros para uma educação mais universal e igualitária e surge como importante política pública, de enfrentamento ao preconceito e à discriminação racial. Na sua obrigatoriedade que trata da inclusão nos currículos das escolas de educação básica de todo o país, do Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e africana. Com o intuito de uma nova abordagem para o ensino de história em sala de aula, a lei nos proporciona pensar sobre a herança da sociedade escravista, e este trabalho visa ressaltar que é de grande importância que o racismo, preconceitos e conflitos sejam combatidos a partir dos primeiros anos de vida escolar, fazendo com que as crianças desde pequenas, compreendam,valorizem e respeitem á cultura. Cabe aos professores desenvolver atividades que possibilitem e favoreçam as relações entre as crianças na sua diversidade e buscar qualificação profissional para ministrarem esse conhecimento.

Com a implantação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com