TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Lavagem Das mãos

Trabalho Escolar: Historia Da Lavagem Das mãos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  882 Visualizações

Página 1 de 2

Historia da lavagem das mãos

A história da lavagem das mãos iniciou-se no século XIX quando se evidenciou cientificamente que as mãos poderiam transmitir microrganismos patógenos em contato com outras superfícies ocasionando então uma cadeia de transmissão.

Percebeu-se que com a lavagem das mãos utilizando agua e sabão, os microrganismos eram eliminados e então não causariam transmissões e contaminações patogênicas.

Em 1840, o médico Ignaz Semmelweis mostrou que a higienização das mãos em práticas médicas, evitavam as transmissões de infecções de um paciente para outro, na época um fato preocupante, era a febre das crianças recém-nascidas.

Joseph Lister, em 1960, aplicou as primeiras técnicas em procedimentos de saúde para o controle de infecções, que incluíam tratamento de ferimentos cirúrgicos com solução de fenol e lavagem das mãos. Com isso reduziu a incidência de infecções e mortes e outros médicos adotara as práticas. (TORTORA, 2005)

Importância da lavagem das mãos

Sabemos todos nos possuem microrganismo no corpo, que nos ajudam a manter a nossa saúde. Mas para além do microrganismo. Normalmente estão na pele (flora residente), também podemos adquirir outros microrganismos (flora transitória) pelo contacto com pessoas ou objetos.A infequicção hospitalar representa um grande probrema de saúde publica,pois a grande maioria dos profissionais que não utiliza essas medidas de prevenção,por falta de habito ,haja vista que existe uma literatura especifica para esse procedimento. Este último tipo de microrganismos transmite-se com muita facilidade através do contacto pelas mãos, podendo provocar-nos doenças, bem como às pessoas com quem contactamos. Os germes estão presentes nos mais diversos objetos e, como não os visualizamos a olho nu, não tomamos medidas de prevensão.Estudos motram diferentes motivos para a não adesão á higienização das mãos como a ausência de pias,falta de tempo e falta de conciência . Por exemplo, muitas das doenças transmitidas por alimentos estão associadas à falta de lavagem ou à lavagem incorreta das mãos. Outro exemplo é quando tocamos no puxador de uma porta, pressionamos um botão de um elevador, seguramos na barra dos transportes públicos ou damos apertos de mãos. Quando realizamos procedimentos com pacientes devemos sempre, lavar as mãos antes durante e depois dos procedimentos realizados. Isso evitará contaminação com micro organismo e (outros). Portanto a importância da lavagem das mãos è fundamental. Com água e sabão, é o processo que tem por finalidade remover a sujidade e flora transitória. A água e o sabão removem os microrganismos transitórios adquiridos direta ou indiretamente do contacto com pessoas ou objetos.As mãos dos profissionais da saúde servem de veiculos de micro organismo, se não houver a ultilisação da lavagem das mãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com