TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia De Criciuma

Dissertações: Historia De Criciuma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  4.152 Palavras (17 Páginas)  •  2.463 Visualizações

Página 1 de 17

HISTÓRIA DE CRICÚMA

Jucélia Da Silva Dos Santos Vieira

Mariane Amboni Marcelino

Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em História (HID0015) – Prática Módulo IIIII

18/03/12

RESUMO

O nome Cresciuma originou-se de um vocábulo indígena, que designava uma graminácea, semelhante à taquarinha, abundante no centro da cidade à época. Existiam no local índios Carijós e Xoklengs, que foram desaparecendo com a chegada dos primeiros imigrantes europeus, em 1880. Foi nesse período que ocorreu a fundação e ocupação efetiva de Criciúma. A colonização iniciou-se com a chegada de famílias de italianos, seguidas de poloneses e, em 1912 de alemães. Por fim, a cidade foi composta, basicamente, pelas etnias afro-descendentes, portuguesa, polonesa, alemã, árabe, italiana e espanhola. Sua economia baseou-se, primeiramente, na agricultura. Criciúma tornou-se distrito de Araranguá em 1892. Em 1913, iniciou-se a exploração do carvão. Foi durante a década de 1940 que a cidade recebeu o título de Capital Brasileira do Carvão. Com o advento da década de 1940, o município entrou em um processo de modernização, passando por processos de higienização e diversificação econômica.. Surgiram as indústrias de cerâmica, de vestuário, alimentícias, de calçados, da construção civil, de plásticos e metal-mecânicas. Atualmente, possui como principais atividades ainda as mesmas. Em 30/12/1948, por meio da Lei nº 247, passou a denominar-se Criciúma. Atualmente, Criciúma é o maior município do Sul Catarinense e um dos cinco maiores de Santa Catarina. Sua população em 2010 foi estimada em 191,473 habitantes.

Palavras-chave: Cidade. História. Evolução.

1 INTRODUÇÃO

Para começar nosso trabalho com o tema: História de Criciúma. Vamos abordar o assunto sobre a colonização de Criciúma, como aqui chegaram os Italianos, alemães, Poloneses e outros europeus. Veremos também que no século XVIII, o governo imperial cede ao nobre Jerônimo de Castro a concessão de sesmaria, com a intenção de que ali se desenvolvesse agricultura, pecuária e outras atividades desta época. Será esclarecida também a origem do nome Criciúma, onde começou, quanto tempo levou para povoar e sua evolução e transformação ano pós ano até chegar nos dias de hoje.

2 HISTÓRIA DE CRICIÚMA

Nome Criciúma deriva de uma gramínea brasileira (Criciuma asymmetrica, que é aparentada com a Chusquea ramosissima), que aparenta um bambu e era bastante encontrada na região. No idioma indígena local, o nome Criciúma corresponde a "taquara pequena". E hoje temos o privilégio de ver o capim que deu origem ao nome de nossa cidade sempre que passamos pela Praça Nereu Ramos. Em meados do século XVIII, o governo imperial cede ao nobre Jerônimo de Castro a concessão de sesmaria, com o intuito de desenvolver a agricultura, a criação de gado e, mais tarde, o extrativismo vegetal e, ao mesmo tempo, povoar e colonizar o território. A gleba ficava onde hoje situa-se o município de Urussanga, e nela achava-se incluído o atual território de Criciúma. Durante muitos anos, porém, a região permaneceu desabitada, não tendo recebido colonizadores para o desbravamento da região. A terra ficou vazia de colonizadores até 6 de janeiro de 1880. 1880: Fundação de Criciúma. Começa a vinda dos imigrantes europeus, principalmente afro-descendentes, portugueses, poloneses, alemães, árabes, italianos e espanhóis. Aos poucos os indígenas foram desaparecendo.

Nos primeiros tempos, muitos colonos morreram na luta com os bugres. Os imigrantes fizeram caminhadas cansativas, rasgando picadas até encontrarem um rio, onde iniciaram a povoação. Eram 22 famílias, com 139 pessoas. Constam as famílias: Pizetti, Scotti, Sônego, Benedet, Casagrande, De Luca, Dário, Pavan, Netto, Martinello, Pierini, Tomé, Zanette, Milanez, Darós, Biléssimo, Meller, Milioli, Ortelan, Venson, Piazza e Barbieri.

A fundação de Criciúma aconteceu somente no final do século XIX, durante o ciclo da imigração europeia. A data de 6 de janeiro de 1880 é considerada como aquela da fundação e início da colonização do município, com a chegada das primeiras famílias de italianos provenientes da região do Vêneto, norte da Itália. Esses imigrantes, apesar de encontrarem inúmeras dificuldades, foram responsáveis por desbravar a região, construindo casas, estradas e escolas e tendo no princípio a agricultura como principal atividade econômica. Em 1890, chegam a região imigrantes alemães e poloneses, que junto aos italianos, e também aos descendentes de portugueses oriundos da região de Laguna, contribuem de forma decisiva no desenvolvimento do município. A colônia de Criciúma desenvolveu-se rapidamente e, em 1892, era elevada à categoria de Distrito de Paz, como sexto distrito de Araranguá, conforme a Lei no 48, de 2 de setembro de 1892. "O tenente Manoel Joaquim Machado, Presidente do Estado de Santa Catarina, comunicou: Faço saber que o povo catarinense, por seus representantes, decreta e eu promulgo a seguinte Resolução:

Art. 1º - Fica criado no município de Araranguá, no núcleo colonial denominado "São José de Criciúma", um distrito de paz.

Art. 2º - Os limites para este distrito são: ao norte, abrangendo toda a colônia de Nova Veneza; ao sul, pela terceira linha do rio Sangão; a oeste, pelo costão da Serra e do rio Mãe Luzia; depois de sua saída da mesma colônia, e a leste, pelas sesmarias da Urussanga Velha, respeitando-se os limites de Jaguaruna. Art.

3º - Fica criada na sede do distrito uma escola mista de instrução primária.

Art. 4º - Revogam-se as disposições em contrário.

Dada no Palácio da Presidência do Estado de Santa Catarina, aos dois dias do mês de setembro de mil oitocentos e noventa e dois, quarto da República. (L. do S.) Tenente Manoel Joaquim Machado.

Nesta Secretaria da Presidência do Estado de Santa Catarina, foi selada e publicada a presente Resolução, aos 2 dias do mês de setembro de 1892. O Secretário Interino, “Júlio Caetano Pereira."

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com