TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia De Mato Grosso

Trabalho Universitário: Historia De Mato Grosso. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 5

História de Mato Grosso

Xavantes, uma das etnias indígenas que habitam o território mato-grossense desde antes do período colonial português.

O estado de Mato Grosso já passou por diversas levas de ocupação humana: desde as dos índios até a chegada dos luso-descendentes, durante o período de colonização portuguesa do Brasil, por meio das expedições dos bandeirantes em busca de pedras preciosas e índios para servirem de escravos. A mais recente leva é a chegada de migrantes da Região Sul do Brasil, a partir da década de 1980.1

Ocupação indígena

Desde o século 9, já existiam, na região do alto rio Xingu, grandes aldeias indígenas em formato circular que abrigavam, cada uma, até 2 000 pessoas. Essas aldeias eram cercadas por fossos e paliçadas e eram interligadas entre si por estradas de até quarenta metros de largura, formando uma rede de aldeias que chegou a abrigar, no total, até 50 000 pessoas. Essa rede de aldeias atingiu seu auge no século 13, vindo a desaparecer antes da chegada dos primeiros europeus à região. A maior dessas aldeias recebeu o nome de Kuhikugu.2

No século 16, quando os primeiros europeus chegaram à região do atual estado de Mato Grosso, ela era habitada por uma grande diversidade de povos indígenas, pertencentes principalmente a quatro grupos linguísticos: tupi, macro-jê, aruaque e caribe.3

Expedições de origem europeia

O que hoje conhecemos como Mato Grosso já foi território espanhol, levando-se em conta os limites estabelecidos pelo Tratado de Tordesilhas - pelo qual o Brasil teria menos que 30% de seu atual território. As primeiras incursões europeias no território do Mato Grosso datam de 1525, quando Pedro Aleixo Garcia foi em direção à Bolívia, seguindo as águas dos rios Paraná e Paraguai. Posteriormente, portugueses e espanhóis foram atraídos à região devido aos rumores de que haveria muita riqueza naquelas terras ainda não devidamente exploradas. Também vieram jesuítas espanhóis, que criaram missões entre os rios Paraná e Paraguai com o objetivo de assegurar a posse espanhola da região contra as possíveis tendências expansionistas dos portugueses.

Foram feitas diversas expedições, entre elas as entradas e as bandeiras. As entradas eram financiadas porPortugal e partiam de qualquer lugar do Brasil, não ultrapassando o Tratado de Tordesilhas. As bandeiras foram financiadas pelos paulistas. Somente eles foram ao oeste, ultrapassando a linha de Tordesilhas.

Durante as bandeiras, em 1718 uma expedição de bandeirantes organizada por Pascoal Moreira Cabral Lemechegou ao Rio Coxipó em busca dos índios coxiponés e logo descobriu ouro nas margens do rio, alterando assim o objetivo da expedição. Em 8 de abril de 1719, foi fundado o Arraial da Forquilha às margens dos riosdos Peixes, Coxipó e Mutuca. O nome "forquilha" vem do fato de que, neste ponto de encontro dos rios, era formado o desenho de uma forquilha. Esse núcleo deu origem à atual cidade de Cuiabá. A região de Mato Grosso era subordinada à Capitania de São Paulo governada por Rodrigo César de Meneses para fiscalizar a exploração do ouro e da renda. O governador da capitania mudou-se para o Arraial de Cuiabá, que em 1726 foi elevado a categoria de vila, recebendo um novo nome: Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Em 1748, foi criada a capitania de Mato Grosso, concedendo, a coroa portuguesa, isenções e privilégios a quem ali quisesse se instalar.

Os motivos pelos quais ocorreram as expedições para o oeste do Brasil são diversos. A coroa portuguesa precisava ocupar as terras a oeste para se defender da ocupação espanhola de oeste para leste e preservar o Tratado de Tordesilhas. As expedições feitas pelos paulistas foram de caráter principalmente econômico: procura por mão de obra escrava indígena e exploração de ouro e pedras preciosas. As monções em 1722foram realizadas com o fim de realizar trocas de mercadorias de consumo por ouro nas áreas de mineração. O atual território mato-grossense somente veio a ser reconhecido como português pelo Tratado de Madri, em1751.

Governadores coloniais

A partir de 1748, Mato Grosso e Goiás foram desmembradas da capitania de São Paulo, criando-se, então a capitania de Mato Grosso, com os seguintes governantes:

• Antônio Rolim de Moura Tavares de 1751 a 1765, fundou a primeira capital Vila Bela da Santíssima Trindade.

• João Pedro Câmara de 1765 a 1769,

• Luís Pinto de Sousa Coutinho de 1769 a 1772, expulsou os jesuítas e fundou vários fortes e povoados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com