TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia De Parnamirim

Exames: Historia De Parnamirim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 5

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR JUSSIE SANTOS

Bruna Rayssa Ferreira de Lima, 4º ANO - TARDE

TRABALHO DE HISTÓRIA

PARNAMIRIM-RN

2014

BRUNA RAYSSA FERREIRA DE LIMA

A História de Parnamirim

O propósito desta pesquisa é adquiri conhecimento do tema, e com êxito atingir a meta educacional que nesse contexto nos induz a conhecer melhor nossa cidade.

PARNAMIRIM-RN

2014

Sumario

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................................................4

2. HISTÓRIA DE PARNAMIRIM................................................................................................................5

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................................................7

4. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................................................8

1. INTRODUÇÃO

A finalidade desta pesquisa acadêmica, solicitada pela professora Jeny, tem o desígnio de averbar conhecimentos, esclarecer de forma concisa, sobre o tema mencionado, A História de Parnamirim. Desta forma, a decomposição a ser incrementada nas páginas posteriores, abordará de forma clara e sucinta, o entendimento e as particularidades desta cidade.

2. HISTÓRIA DE PARNAMIRIM

A origem do nome Parnamirim vem da expressão tupi-guarani “Paranã-mirim”, que significa “pequeno parente do mar ou pequeno rio veloz”. Apesar de ainda hoje existirem vários rios e riachos na área que corresponde ao município de Parnamirim, acredita-se que o “Paranã-mirim” conhecido pelos índios potiguares, habitantes da capitania do Rio Grande na época da colonização (século XVII), tenha sido algum curso d’água já desaparecido.

Há registros a respeito da doação de extensas áreas a capitães-mores, datadas entre 1600 e 1633 (ano da invasão holandesa), com várias referências a topônimos que hoje fazem parte do município de Parnamirim. O Rio Pitimbu, com seus nomes antigos, é uma delas. Porém, apesar das distribuições feitas pelos capitães-mores e da cobiça dos fidalgos por propriedades, as terras de Parnamirim permaneceram inaproveitadas e despovoadas por séculos.

Em 1881, a região foi cortada pelos trilhos da linha férrea entre Natal e Nova Cruz, seguindo de perto o traçado do velho caminho para a Paraíba e o Recife. Sabe-se também que as terras ao sul do Pitimbu estavam, em 1889, nas mãos do senhor do Engenho Pitimbu, João Duarte da Silva. Posteriormente, o fidalgo comprou a maioria das propriedades vizinhas, incluindo uma grande área de tabuleiro plano ao sul do rio que dava nome à propriedade, distante 18 quilômetros de Natal. A área era conhecida como? a planície de Parnamirim? e fazia parte do Engenho Caju piranga.

Em 1927, o português Manuel Machado passou a ser o novo dono das terras do Engenho Pitimbu, que se estendiam dos limites com os Guara pés, Macaíba, ao norte, e as terras do Engenho Caju piranga, ao sul. Ele adquiriu fazendas, sítios, engenhos e terras férteis, mas também áreas extensas e desabitadas. Com a posse das terras não esperava ganhar nenhum título nobiliárquico, mas apenas que a cidade crescesse e exigisse novos espaços para moradias.

No entanto foi em meio à aventura dos pioneiros da aviação civil que Parnamirim nasceu. Em 1927, foram abertas diversas rotas aéreas no Brasil. Para isso, foram escolhidas algumas áreas ao longo dessas rotas a fim de que se pudesse ser instalada uma rede de aeroportos.

Dessa forma, a Compagnie Generale Aéropostale - CGA (antiga Compagnie Générale d´Entreprise Aéronautique - CGEA) instalou o campo de pouso (para ser a cabeça da linha transatlântica na América do Sul) numa área doada pelo então dono da maior parte das terras pertencentes ao "município", o comerciante Manuel Machado, que contava com a imediata valorização do restante da sua propriedade.

Nesse mesmo período, foi construída "uma estrada de rodagem, ligando Natal ao campo de aviação em Pitimbu", facilitando, assim, a instalação da Aéropostale no Estado. Essa estrada, na verdade, era uma estrada carroçável que saía do caminho que levava ao porto dos Guarapes, em Macaíba, passava pelo engenho Pitimbu e acompanhava a linha férrea Natal/Nova Cruz, até o novo campo.

Nos anos seguintes, com a expansão das atividades da Aéropostale, que viria a ser absorvida em outubro de 1933 pela Air France. Manuel Machado, vendeu novos pedaços de terra para a ampliação do "aeroporto de Parnamirim".

Em 1933, a Air France absorveu todas as companhias privadas de aviação civil. Novos investimentos foram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com