TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia De Vinhedo

Exames: Historia De Vinhedo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 4

História da cidade de Vinhedo

Em 1620, aproximadamente, época do ciclo do ouro, surgiu um pequeno povoado na Estrada da Boiada. A chamada rota dos bandeirantes e também dos tropeiros, que transportavam gado e produtos, acabou desenhando o desenvolvimento do país. E a história de Vinhedo não é diferente.

A população, formada principalmente por imigrantes europeus, transformou a agricultura, bastante diversificada, na base da economia local, caracterizada, principalmente, pela grande quantidade de videiras predominantes em seus vales e encostas. Rocinha não parou de crescer. As ruas foram surgindo e o Distrito ganhou condições urbanas de um povoado em desenvolvimento.

O progresso chegou, mas Vinhedo continua resgatando a cultura de uma cidade do interior. Em proporção adequada, a qualidade de vida e crescimento são características do município.

Bandeira de Vinhedo

Localização

Vinhedo está localizada no sudoeste do Estado de São Paulo distante 79 quilômetros da Capital Paulista e faz limite com os municípios de Itupeva, Itatiba, Campinas e Várzea Paulista.

População

Na sexta-feira, dia 31, o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, responsável pelo censo e estimativa populacional do país, divulgou dados da revisão populacional brasileira.

A nova estimativa aponta que a população residente de Vinhedo em 2012 é de 66.087 habitantes. Em relação ao número divulgado no ano passado, 64.869, a comunidade da cidade cresceu 1,84 %, ou seja, 1.218 novas pessoas escolheram o município para morar a partir deste ano.

Os dados do IBGE mostram que todas as cidades da região estão apresentando crescimento populacional a cada ano. Estima-se que o Brasil tenha 193.946.886 habitantes. São Paulo continua sendo a cidade mais populosa, com 11,37 milhões de habitantes.

Economia

Na década de 20, a agricultura deixou de ser o principal ramo de economia, quando foi construída a primeira indústria do Distrito, a Fiação e Tecelagem Sant’Anna, inaugurada em 1925. Em 1947, foi fundada a Cerâmica Jatobá, e em 1953, a Carborundum.

Hoje, em Vinhedo, há várias indústrias nacionais e multinacionais que concentram maior parte dos trabalhadores da cidade e região. Ativando a economia local com mais empregos.

Hoje, Vinhedo não é mais uma cidade agrícola, mas fica evidente na população a preocupação com a preservação das tradições e da cultura daqueles que ajudaram a construir o município.

Pontos Turísticos

O município conta com vários lugares de arte e lazer que podem ser aproveitados com toda a família com natureza e muita diversão. Alguns dos lugares mais visitados e procurados pelos visitantes são:

Portal dos Imigrantes: Inaugurado em 01/07/1982, homenageia os imigrantes Italianos que se fixaram na região. Estrada da Boiada, s/n - Portal.

Parque Municipal Jayme Ferragut: Onde são realizados os maiores eventos do município, inclusive a tradicional Festa da Uva. O espaço conta um Ginásio de Esportes, lago e Parque Aquático Municipal. Estrada da Boiada, 781 – Portal.

Memorial do Imigrante: Inaugurado em 04/02/2007 um complexo cultural que homenageia o imigrante italiano. Possui 7 mil m² abertos ao público, com 877 m² de área construída, divididos em 6 prédios, com estilo arquitetônico renascentista. É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com