TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Do Ceara

Monografias: Historia Do Ceara. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2013  •  1.374 Palavras (6 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 6

Praça do Ferreira

Passamos o primeiro momento na Praça do Ferreira que, no entanto possui este nome em homenagem ao Boticário Ferreira. Ela também foi chamada de Praça das Trincheiras, e em 1839 era apenas um campo de areia com um grande poço no centro, que funcionou em 1920, quando o então prefeito Godofredo Maciel fez a reforma, e é hoje considerada o Marco Histórico e Patrimonial de Fortaleza. Um dos seus pontos negativos é que hoje a Praça do Ferreira é vitima de violência e que a concentração de mendigos e drogados só tem aumentado e um de seus pontos positivos é que apesar de toda violência de muita coisa ter mudado ela é, alem de tudo, o coração da nossa cidade,pois o fluxo de pessoas e consequentemente de lojas, mercados, bancos, restaurantes só tem crescido por lá. A criação de um prédio que foi construído sem ‘’colunas ‘’,pois nós ainda não tínhamos tecnologia necessária para construir algo dessa maneira e o Cine São Luiz que foi tombado e a Farmacia e Drogaria Oswaldo Cruz que se destaca por possuir uma linha de continuidade com o passado como se pode ver nas pratileiras, balcoes e o seu piso que é da década de 30 é algo concentrado lá na praça do Ferreira também.

Praça dos Leões

A Praça dos Leões tem sua historia também e é lá que podemos ver a estátua do General Tibúrcio que aliás foi a primeira estátua de Fortaleza. General Tibúrcio foi um herói da guerra de Paraguai. O principal ponto de referencia da praça é a estatua da famosa escritora Rachel de Queiroz que nasceu em Fortaleza e foi uma jornalista,escritora,romancista, tradutora e importante dramaturga brasileira. No entorno da praça fica o Museu do Ceara e a Academia Cearense de Letras que foi construído com mão-de-obra indígena no final do século XVIII para ser residência do capitão- mor.Em seguida, passou a Câmara Municipal e em 1814 se tornou sede do Governo Estadual. Em 1975, abrigou uma instituição cultural e em 1989 tornou-se sede da Academia Cearense de Letras. A falta de zelo e a limpeza que a vizinha ilustre não garante é algo visto na praça dos Leões e o numero freqüente de mendigos, drogados e até mesmo de prostitutas é algo também muito presenciado. Por intermédio da pouca segurança que nós possuímos e até mesmo as pessoas de fora a violência e os assaltos é algo muito preocupante e muito visto na Praça dos Leões. Como podemos observar temos em nossa cidade uma praça abandona e esquecida pela nossas autoridades ,declaradamente exposta a marginalidade,não contribuindo para que a famílias possam gozar, usufrir do lazer do ambiente publico.

Praça do Passeio Público

A Praça dos Mártires, também conhecido como Praça do passeio Publico é além disso a praça mais antiga de Fortaleza . Além de ter uma bela vista para o mar, a praça possui como atrativos naturais diversas árvores centenárias dentre elas o famoso Boabá é uma arvore de grande porte e provenientes das estepes africanas das regiões semi-áridas. No Brasil existem poucas árvores de Boabá que foram trazidos pelos sacerdotes africanos e foram plantadas em áreas específicas para culto das religiões africanas. Em 13 de abril de 1965 o patrimônio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, entretando o passeio público passou um bom tempo sendo esquecido pelos fortalezenses. A falta de estrutura e segurança afastaram as pessoas do lugar. Antigamente como sabemos essa praça era muito valorizada, pois era visitada por pessoas ricas e com o passar do tempo isso se transformou se tornando assim alvo de marginais,prostitutas e drogados que viviam por lá. E o que levou a praça a essa mudança? A falta de segurança, a violência freqüente foi o maior fator que levou a população cearence a se afastar do lugar. Por intermédio das autoridades que estão tentando retirar a má visão imposta sobre a segurança e a qualidade do local. Sabemos que além desses pontos negativos essa praça trás consigo muitos pontos positivos e importantes pelos quais temos: o primeiro é o fato da praça ser referencia para a cultura cearence, pois é mantido no local uma das árvores de origem africana e de grande importância para a população e o segundo fato é a importância da praça de ter referencia não somente regional e sim nacional.

Museu do Ceará

Sua principal missão é promover a reflexão crítica sobre a História do Ceará por meio de programas integrados de pesquisas museológicas, exposições, cursos, publicações e práticas pedagógicas.O Museu do Ceará possui um acervo bastante variado, resultado de compras e, sobretudo, de doações de particulares e instituições públicas. Entre moedas e medalhas, há quadros, móveis, peças arqueológicas, artefatos indígenas, bandeiras e armas. Há também peças de “arte popular” e uma coleção de cordéis publicados entre 1940 e 2000.Alguns objetos se referem aos chamados “fatos históricos”, como a escravidão, o movimento abolicionista e movimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com