TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Do Direito Brasileiro

Exames: Historia Do Direito Brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE ESTÁCIO ATUAL DA AMAZÔNIA

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO

CURSO DE DIREITO

SHARNAYTA DOS SANTOS CAVALCANTE

CASO CONCRETO

BOA VISTA – RR

2014

CASO CONCRETO 5

Em 1850 foi promulgada a lei Eusébio de Queiros que aboliu definitivamente o tráfico de escravos da África para o Brasil. Todavia, esta não foi a única lei destinada a combater o tráfico de africanos para o Brasil. Em novembro de 1831 entrou em vigor uma lei que procurava dar andamento a um tratado firmado em 1826 entre a Inglaterra e o Brasil o qual, três anos após a sua ratificação (que se deu em 1827) declararia como ilegal o comércio de escravos para o Brasil. Esta lei, contudo, não produziu os efeitos desejados. Desenvolva considerações acerca do que contribuiu para o fracasso da lei de 1831 e das condições que possibilitaram o êxito da lei Eusébio de Queiroz.

R: A lei de 1831 não deu certa porque os juízes que deveriam fiscalizar eram os grandes proprietários de terras e compradores de escravos. A proibição do tráfico negreiro foi por conta de um acordo político com a Inglaterra que não surtiu efeito por falta de instrumentalização no combate ao tráfico negreiro. Essa lei determinava que todos os escravos que entrassem no país seriam livres e quem participasse do contrabando seria severamente punido.

As condições que favoreceram o êxito da lei Eusébio de Queiroz foi porque foram vencendo pouco a pouco as resistências a favor do tráfico tanto na sociedade quanto dentro do próprio parlamento. Eusébio de Queirós argumentava que muitos fazendeiros estavam endividados com traficantes, e que um número muito grande de escravos poderia abalar a segurança da sociedade.

É correto afirmar que o Ato Adicional de 1834 “federalizou” o Estado monárquico brasileiro, modificando sua configuração conforme se encontrava previsto na Constituição de 1824? Justifique.

R: Sim, pois com o Ato Adicional de 1834 as províncias passaram a ter uma maior autonomia frente ao Estado monárquico, o que pela Constituição de 1824 lhes tirara completamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com