TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Do Direito Brasileiro

Pesquisas Acadêmicas: Historia Do Direito Brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

O conteúdo será apresentado com base no Livro Didático de História do Direito no Brasil entre as páginas 69 e 76 (antes de "O regresso conservador e a antecipação da maioridade de D. Pedro").

Vocêestudou que a legitimidade do exercício do Poder na Constituição de 1824 tinha fortes fundamentos na figura real e no carisma do Imperador, que o exercia principalmente por meio do denominado PoderModerador. Porém, como você teve a oportunidade de estudar no decorrer do Capítulo 3 do Livro Didático de História do Direito Brasileiro, a abdicação do Imperador em 1831 abriu um vácuo no Poder, jáque seu sucessor, o Infante Pedro, futuro D. Pedro II, tinha apenas 5 anos de idade nesta oportunidade. Neste sentido, responda:

a) Partindo-se de uma premissa que você já deve ter percebido, ouseja, de que o exercício do poder é sempre mais suave quando aquele que o exerce transmite autoridade aos que a ele devem se submeter, que soluções são colocadas em prática pelos governos regenciais comvistas a viabilizar o exercício do governo sem a presença de um "imperador"?

O congresso se reuniu para eleger uma regência trina que, como o nome sugere, seria composta de três governantesresponsáveis pela condução política dos pais até que o Imperador tivesse idade para assumir o comando do império do Brasil.

b) O Ato Adicional de 1834 permitiu maior autonomia às províncias? Pode-sedizer que, com o este Ato Adicional o Brasil teve uma experiência Federativa no Império?

Sim. Foi a única reforma constitucional feita durante o império. O Ato adicional concedeu às provínciasassembléias e orçamentos próprios e deu a seus presidentes poderes de nomeação e transferência de funcionários públicos, mesmo quando pertencentes ao governo geral.

c) Como é possível relacionar o surgimentoda chamada "Guarda Nacional" com o contexto histórico deste período regencial?

A guarda nacional surgiu em um momento onde uma série de tensões políticas ocorria. De um lado, um grupo favorável à.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com