TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Do Tijolo

Ensaios: Historia Do Tijolo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 4

2.1 A origem dos tijolos

Durante as escavações de 1952, a arqueóloga inglesa Kathleen Kenyon e sua equipe descobriram em Jericó os tijolos mais antigos do mundo.

Antes das escavações da equipe de Kenyon, acreditava-se que a cerâmica tivesse sido inventada depois que o homem se fixou para criar comunidades. No entanto, com o progresso das escavações pôde-se concluir que vilas foram construídas mesmo antes do uso da cerâmica, utilizando-se o adobe.

Em Jericó foram encontrados tijolos de aproximadamente 260 X 100 X 100 mm, que possuíam o formato de pão e eram fabricados a partir da mistura de lama com água e secos ao sol. Kenyon classificou estes tijolos como sendo do período Neolítico pré-cerâmica A (8300-7600 a.C). Outro tipo de tijolo encontrado pela equipe que Kenyon, media em torno de 400 X 150 X 100mm e foi classificado como sendo do período Neolítico pré-cerâmica B (7600-6600 a.C).

Os tijolos produzidos com lama e água eram chamados de adode e apresentavam algumas vantagens sobre as paredes construídas com lama. Os adobes podiam ser mais facilmente transportados, eram mais resistentes que as paredes de lama e dispensavam a utilização de apoios laterais para mantê-las na vertical enquanto a lama secava.

A maior desvantagem destes tijolos é que eram moldados à mão, o que resultava em irregularidades nas dimensões impedindo o encaixe perfeito entre eles, obrigando a utilização de argamassa de lama com maior espessura.

Devido à escassez de madeira em algumas regiões e maior facilidade de se trabalhar do que a pedra, a lama foi se tornando cada vez mais utilizada nas construções. Isto levou à melhorias no processo de fabricação de tijolos moldados até aos métodos utilizados atualmente (CAMPBELL e PRYCE, 2004).

O tijolo começou a ser menos utilizado como elemento estrutural e mais como elemento de vedação após o surgimento da estrutura metálica e concreto armado. A partir de então os materiais cerâmicos começaram a ser utilizados mais frequentemente, chegando a ser absolutos em algumas aplicações, tais como revestimentos (PETRUCCI, 2003).

2.2 Arquitetura de Terra

O uso da terra como matéria prima para a construção surgiu quando o homem pré histórico percebeu que os abrigos oferecidos pela natureza não mais atendiam às suas necessidades. A pedra era o material mais utilizado na construção das paredes e muros (NEVES).

A utilização da cerâmica teve início nas regiões onde a pedra era escassa e a argila abundante, o que fez com que os produtos cerâmicos tivessem vital importância na história da humanidade. (PETRUCCI, 2003)

A própria Bíblia Sagrada, no livro Genesis 3:11, faz referência ao uso do tijolo na edificação da Torre de Babel: " ³ E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal".

A técnica de construção com tijolos cerâmicos foi amplamente empregada na Caldéia, antiga região no sul da Mesopotâmia, e Assíra, antiga região norte da Mesopotâmia. Foi com tijolos cerâmicos que os assírios construíram os palácios de Ksorsabad e Sargão. A biblioteca de Níneve, que pertencia ao rei Assurbanipal II, era composta por um acervo de aproximadamente de vinte e cinco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com