TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Dos Museus

Pesquisas Acadêmicas: Historia Dos Museus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 2

A História dos Museus

Nos séculos XVI e XVII, com o conhecimento do mundo ocasionado pelas grandes navegações,foram criados inumeros gabinetes na Europa, coleções de peças de variadas naturezas, fósseis, esqueletos, animais empalhados, minerais, curiosidades, aberrações da natureza, miniaturas, objetos exóticos de países distantes, obras de arte, máquinas e inventos, e toda a sorte de objetos raros e maravilhosos. Nessa mesma epoca surgiram galerias direcionadas a exposição de esculturas e pinturas, mas as galerias e os gabinetes nao exposicionavam tudo o que os pesquisadores queriam entao foi criado o museu.

Museu significa templo das musas, na Grécia era como um templo, era sagrado, destinado a quem compunha musicas, obras de arte, antepassados, e também usado para designar o local destinado ao estudo das artes e das ciências, já hoje museu é um local que conserva coleções de objetos de arte ou ciências, para preservação ou apresentação pública. O primeiro museu surgiu a partir da doação da coleção de John Tradescant, feita por Elias Ashmole, à Universidade de Oxford, esse museu fico conhecido como AshmoleanMuseum,e o segundo museu foi criado em 1759, na doação da coleção de Hans Sloane 1660-1753, que deu origem ao Museu Britânico, e o primeiro museu público foi criado, na França pelo Governo Revolucionário em 1793, atualmente é muito conhecidoo Museu do Louvre. No Séc. XIX surgem vários outros muito importantes, a partir de coleções particulares que se tornaram públicas como Museu do Prado na Espanha, Museu Mauritshuis na Holanda. Em 1870 nos Estados Unidos, é fundado o Museu Metropolitano de Arte em Nova York,e no Brasil o primeiro museu foi criado em 1862, o Museu do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano em Pernambuco.

Somente em XVII os museus começaram a se concretizar como conhecemos hoje, hoje estão em busca de crescente profissionalização e qualificação de suas atividades, e na variação de obras expostas.

Os museus guardam muitas obras de arte, historia de nossos antepassados, é necessário que sejam muito bem cuidados e preservados, para manter a historia que a dentro deles. Podem ser públicos ou particulares,no Brasil temos 3.025 instituições desse tipo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com