TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia E Conceituação

Trabalho Escolar: Historia E Conceituação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

ANALISE DE CONTEUDO: HISTORIA E CONCEITUAÇÃO

A análise de conteúdo é um conjunto de técnicas de análise das comunicações visando obter, por procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo dos indicadores que permitem a dedução de conhecimentos relativos às condições de produção/recepção destas mensagens.

A estratégia da análise de conteúdo inicialmente era concebida a partir de uma análise quantitativa, priorizando a frequência com que surgem características do conteúdo do tema, depois veio a defesa da perspectiva qualitativa valorizando a presença ou ausência de uma determinada característica.

Através da análise de conteúdo podemos caminhar na descoberta do que está por trás dos conteúdos manifestos, indo além das aparências do que está sendo comunicado. O uso da análise de conteudo é bastante variado. Há várias maneiras para analisar conteúdos de materiais de pesquisa. Destacamos as seguintes: (a) analise de avaliação; (b) analise de expressão; (c) analise de enunciação; (d) analise temática.

A análise de avaliação se presta para medir as atitudes do locutor quanto aos objetos de que fala levando em conta que a linguagem representa e reflete quem a utiliza.

Na análise de expressão trabalhamos com indicadores para atingir a dedução formal. Através dela, partimos do princípio de que existe correspondência entre o tipo de discurso e as características do locutor e de seu meio.

A análise de enunciação costuma ser usada para analisar entrevistas abertas. Nelas, levamos em conta a comunicação como um processo e não como um dado estatístico. Essa modalidade trabalha com as condições de produção da palavra, analise de estruturas gramaticas, analise da lógica da organização do discurso e análise das figuras de retorica. Tal técnica procura focalizar estruturas formais que podem esconder conflito latentes, analisando jogos de palavras.

Na análise temática, como o próprio nome indica, o conceito central é o tema. Esse comporta um feixe de relações e pode ser graficamente apresentado através de uma palavra, uma frase, um resumo. Trabalhar com análise temática “Consiste em descobrir os ‘núcleos de sentido’ que compõe a comunicação e cuja presença, ou frequência de aparição pode significar alguma coisa para o objetivo analítico escolhido”.

UNIDADES DE REGISTRO E UNIDADES DE CONTEXTO

Podemos optar por vários tipos de unidade de registro para analisamos o conteudo de uma mensagem. Essas unidades se referem aos elementos obtidos através da decomposição do conjunto da mensagem. Podemos utilizar a palavra como a unidade, trabalhando com todas as palavras de um texto ou com apenas algumas que são destacadas de acordo com a finalidade de um estudo. Além das unidades de registro, numa análise de conteúdo de mensagens faz-se necessário definirmos as unidades de contexto, situando uma referência mais ampla para a comunicação. Em outras palavras, devemos compreender o contexto da qu\l faz parte a mensagem que estamos analisando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com