TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Empresarial

Casos: Historia Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  9.196 Palavras (37 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 37

1 INTRODUÇÃO

Desde os primórdios da revolução industrial, o processo administrativo das empresas, de uma maneira geral, foi tido como foco de estudos e constantes debates, principalmente a cerca de quais seriam as funções básicas que o administrador deveria desempenhar para o alcance pleno da eficiência e eficácia empresarial.

Até o período neoclássico da administração, surgido na metade final do século XX, muitas eram as discrepâncias dos teóricos quanto à denominação oficial a ser empregada àquelas atividades consideradas básicas ao administrador. Na essência, as denominações sugeridas por cada um dos teóricos levavam praticamente a um mesmo lugar, ou seja, o sentido estrito de cada função já fazia parte de um consenso, restava apenas estabelecer um acordo formal afim de que tais funções pudessem receber denominações padronizadas. É a partir do período neoclássico que as funções básicas do administrador passaram a ser o Planejamento, Organização, Direção e Controle.

Com o advento da informática, fruto da Era da Informação, os processos gerenciais (neles inclusos as funções anteriormente citadas), passaram por drásticas mudanças, transformações que alteraram profundamente a forma de se gerenciar empresas, sejam elas públicas ou privadas.

No decurso do tempo é comum as práticas administrativas sofrerem alterações, mas os efeitos trazidos pela revolução digital seguramente podem ser considerados um divisor de águas no campo da ciência administrativa, principalmente quando a consideramos do ponto de vista prático.

É possível perceber mudanças substanciais nos modelos de gestão aplicados às empresas da contemporaneidade quando as comparamos com àquelas de 50 anos atrás, independentemente dos setores da economia em que atuam.

Diante deste contexto, torna-se relevante um estudo que aborde as principais mudanças ocorridas no campo dos processos gerenciais das empresas, especificamente no que concernem as funções básicas do administrador, posteriormente à Era da Informação.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Realizar um estudo apontando as principais mudanças conceituais e práticas ocorridas no processo administrativo posteriormente à Era da Informação, com enfoque nas quatro funções básicas do administrador.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Realizar levantamento bibliográfico abordando o processo administrativo e as funções básicas do administrador;

b) Realizar levantamento bibliográfico abordando a Era da Informação e suas conseqüências diretas no cotidiano empresarial;

c) Identificar, com base no referencial bibliográfico, as principais mudanças ocorridas no campo que abrange as funções básicas do administrador pós - Era da Informação.

3 METODOLOGIA

Neste tópico são apresentados os procedimentos metodológicos aplicados na pesquisa em tela, o que permitiu alcançar os objetivos propostos.

Classificado como uma Pesquisa Científica, este trabalho se propôs à realização concreta de uma investigação planejada e desenvolvida de acordo com as normas consagradas pela metodologia científica, a qual é entendida como um conjunto de etapas ordenadamente dispostas, que norteiam o pesquisador na investigação de um fenômeno. Inclui a escolha do tema, o planejamento da investigação, o desenvolvimento metodológico, a coleta de dados, a análise dos resultados, a elaboração das conclusões e a divulgação de resultados.

A pesquisa científica é definida por Demo (1996) como uma atividade cotidiana, considerando-a como uma atitude, um questionamento sistemático crítico e criativo, mais a intervenção competente na realidade, ou o diálogo crítico permanente com a realidade em sentido teórico e prático. Para Gil (1999, p.42), “a pesquisa tem um caráter pragmático, é um processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico”. O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos.

Do ponto de vista da forma de abordagem do problema, tratou-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se da relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, o vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A literatura especializada foi a fonte direta para coleta de dados da pesquisa qualitativa, e o pesquisador, o instrumento-chave.

O levantamento de informações para a pesquisa embasou-se exclusivamente na coleta e interpretação de dados secundários. A coleta se deu a partir de pesquisas bibliográficas na literatura e em sites especializados. Do ponto de vista de seus objetivos, este estudo foi classificado como Pesquisa Exploratória, com vistas à elaboração de estudos prévios preliminares envolvendo o levantamento bibliográfico.

Do ponto de vista de seus procedimentos técnicos (objetos), a pesquisa se caracterizou como um estudo bibliográfico, que segundo Gil (1991), trata-se e um estudo profundo e exaustivo sobre determinado tema, utilizando-se de textos científicos e literatura especializada para a realização da pesquisa, de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento.

4 REFÊNCIAL TEÓRICO

4.1 O PROCESSO ADMINISTRATIVO

É perfeitamente possível desempenhar uma atividade administrativa de forma isolada dentro das organizações, assim acontece, por exemplo, com as funções mais corriqueiras, como elaborar um planejamento estratégico, liderar uma equipe em busca de resultados e atingimento de metas, etc. Mas o isolamento, se é que assim podemos definir a simples divisão de tarefas dentro das organizações, não significa a independência por completo das atividades, ou seja, as funções administrativas são por natureza, interdependentes entre si.

O termo ‘Processo administrativo’ foi amplamente difundido na metade final do século XX, no auge da Era Neoclássica, que teve como principais coadjuvantes: Peter Druckler, Ernest Dale, Michael Jucius, entre outros. Também denominada de Teoria Neoclássica, ou Escola Operacional do Processo Administrativo, pela sua concepção da Administração como um processo de aplicação de princípios e de funções para o alcance de objetivos, denominava as várias funções do administrador, quando consideradas como um todo, de processo administrativo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.5 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com