TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Evolução Da Capoeira

Trabalho Escolar: Historia Evolução Da Capoeira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 3

História Evolução da Capoeira

Evolução da Capoeira

No decorrer do tempo, e com a evolução da ciência, ou melhor, a evolução global, a tal chamada “globalização”, o indivíduo se tornou mais informado, sendo assim, mais exigente.

Na origem da capoeira, no momento que ela era uma arte-marcial, uma defesa em busca da liberdade, assim como foi o karatê, utilizado na 2 Guerra Mundial, pelos japoneses, a movimentação era uma só, “luta”. O objetivo na época era comum, e meio que com uma mescla de movimentos semelhantes dos animais, de danças afro(n’golo)*e a ânsia de liberdade, surgiu a capoeira com esse intuito.

Com a libertação dos escravos, após o movimento abolicionista, em 1888, a capoeira foi literalmente marginalizada, a grande maioria dos ex-escravos se tornou vadios ou vagabundos, não por vontade própria, mas sim pelo sistema da época, que davam apenas oportunidades aos homens brancos, ainda as ex-escravas conseguiam algo por se especializarem como domésticas, ou babás, cozinheiras, mas eram raras as exceções, portanto para conseguirem seu sustento, utilizavam a violência para roubar alimentos, roupas, etc. sendo assim, um ano depois, em quinze de novembro de 1889, Marechal Deodoro da Fonseca, proclamou a república do Brasil, e homologou suas leis. Nesse período, destacando-se principalmente o Rio de Janeiro, havia já algumas gangues de capoeiristas (Guaiamus e Nagoas)*, e causavam muitos problemas na sociedade, tanto que foi inserido em artigo constitucional que qualquer movimento dos vadios e da “capoeiragem” era razão de prisão celular.

Com essa obrigatoriedade de não praticar “essa” capoeira, foram introduzidos os instrumentos musicais na capoeira, que serviam para ritmar e aparentar mais uma dança e também serviam para coordenar os movimentos dos capoeiristas. Percebemos assim a transformação que a capoeira teve que fazer para sobreviver, outro objetivo foi traçado.

O tempo foi passando e a prática continuava meio que encoberta, até que grupos começaram a tentar constituir uma nomenclatura e também inserir outros golpes na capoeira, colocaram um regimento na prática, e definiram estilos tais como a Capoeira de Angola, e a Capoeira Regional. A capoeira de angola teve como seu principal precursor, Vicente Ferreira Pastinha, o Mestre Pastinha, que com toda sua simplicidade intitulou na capoeira de angola um jogo ritmado, respeitando principalmente a bateria dos instrumentos, em forma de jogo, testando a sabedoria dos praticantes em respostas motoras e musicais. Já na capoeira regional, foi incluída uma série de movimentos de outras artes marciais, tem um ritmo mais acelerado e mais agressivo, e desenvolve bem a velocidade, principalmente a velocidade de reação, seu criador e principal precursor foi Mestre Bimba, Manoel dos Reis Machado, que inclusive foi considerado o primeiro profissional de atividade física brasileiro, apresentando a capoeira primeiramente ao Governador da Bahia, na época Juracy Magalhães, e depois ao Presidente da república Getúlio Vargas, oficializando assim a capoeira como esporte.

Esse crescimento da capoeira não parou por aí, ela ganhou um status de atividade física, ganhando mercado como modalidade de academias, chegou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com