TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Geral

Trabalho Universitário: Historia Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  5.612 Palavras (23 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 23

1. Discorra sobre a Pré-História destacando as principais características dos períodos Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.

A Pré-História foi dividida em três fases (de acordo com o material utilizado pelos primeiros humanos na fabricação de suas ferramentas): O Paleolítico (Idade da Pedra Lascada): Os indivíduos deste período fabricavam a maior parte dos utensílios com pedras - os seres humanos eram nômades - viviam da caça e da coleta - abrigavam-se em cavernas ou choupanas feitas de galhos e cobertas de folhas - Nas cavernas surgiram pinturas denominadas de arte rupestre, com reprodução de cenas de caça - o fogo representa uma descoberta muito O Neolítico (Idade da Pedra Polida): Os indivíduos deste período aprimoraram os instrumentos de pedra, polindo-os e tornando-os cada vez mais afiados - a agricultura e a criação de animais - o ser humano tornou-se sedentário. Surgiram as comunidades fixas, ou aldeias, compostas de cabanas rodeadas por uma cerca protetora - vem daí a origem da cerâmica. Com o excedente de produção agrícola, surgiu o comércio. importante desse período.

Idade dos Metais: último período da Pré-História - o primeiro metal utilizado foi o cobre. De início, era martelado a frio, depois fundido no fogo e moldado em fôrmas de barro ou pedra. Mais tarde, o homem descobriu a liga do cobre com o estanho, obtendo o bronze, que é um metal mais duro.

2. Os historiadores convencionais dividiram a história em períodos conhecidos como Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Escreva sobre aduração de cada um dos períodos e sobre suas principais características relacionadas à religião, à política e à sociedade.

Idade Antiga

Está estreitamente ligada ao Oriente. Lá aparecem as primeiras civilizações, sobretudo na chamada "Zona do Crescente Fértil", que atraiu, pelas possibilidades agrícolas, os primeiros habitantes do Egito, Palestina, , Irã e Fenícia Mesopotâmia. Abrange, também, as chamadas civilizações clássicas, Grécia e Roma, Ocidente. Vai do aparecimento da escrita (3500 a.C.) até a Queda do Império Romano Ocidental em 476. Caracterizou-se pelo Escravismo

Idade Média

Compreende o espaço de dez séculos decorridos entre a Queda do Império Romano do Ocidente e a Queda do Império Romano do Oriente em 1453 (tomada de Constatinopla). Sistema que a caracterizou: o Feudalismo.

Idade Média

Compreende o espaço de dez séculos decorridos entre a Queda do Império Romano do Ocidente e a Queda do Império Romano do Oriente em 1453 (tomada de Constatinopla). Sistema que a caracterizou: o Feudalismo.

Idade Contemporânea

Vai da Revolução Francesa até os nossos dias. Verifica-se o grande avanço da técnica e os conflitos de grandes proporções. O pós-guerra se caracteriza pela Guerra Fria do Capitalismo com o Socialismo. E a partir de 1989, uma série de ocorrências político-ideológicas no leste europeu.

3. Que contribuições os antigos egípcios deixaram para a humanidade nos campos da economia, política, ciência, cultura e religião?

economia: eles praticavam o comercio através do sistema de trocas. A sua economia era

baseada praticamente na agricultura , mas a tecelagem era também bastante desenvolvida.

Politica: era uma sociedade hierárquica . Acima de todos, estava o faraó ,que era a autoridade máxima ,comparado a um deus vivo. Abaixo deles estavam os sacerdotes , os militares e os escribas. A propriedade das terras era do estado, mas a posse das terras era comunitária. A base social era formada por comunidades aldeãs (aldeias), que viviam num processo de autossuficiência.

Ciência: nessa área desenvolveram grandes conhecimentos na área matematica ,que foram usadas para a construção das piramedes e templos. Na área da medicina proporcionaram importantes conhecimentos sobre o corpo humano através da mumificação.

Cultura: realizavam festa e oferendas aos deuses, afim de agrada-los e terem proteção em todos os momentos de suas vidas.

Religião: Eram politeístas (acreditavam na existência de mais de um deus) acreditavam que esses deuses poderiam influenciar diretamente nos fenômenos da natureza, acreditavam na imortalidade da alma ,no juízo final e na reencarnação ,por isso utilizavam a técnica da mumificação ,esperando preservar o corpo para vida seguinte.

4. Quais eram as propostas e os objetivos dos atenienses e dos espartanos no campo da educação?

Na Antiguidade, a cidade-estado grega de Esparta era muito voltada para as atividades militares. Desta forma, a educação recebeu forte influência da área militar.

Extremamente rigorosa, a educação espartana tinha como objetivo principal formar soldados fortes, valentes e capazes para a guerra. Logo, as atividades físicas eram muito valorizadas.

Por volta dos sete anos de idade, os meninos espartanos eram levados por suas mães para uma espécie de escola, onde as atividades físicas seriam trabalhadas. Já na adolescência, entravam em contado com a utilização de armas de guerra.

O senso crítico e artístico não era valorizado em Esparta, pois os jovens estudantes tinham que aprender a aceitar ordens dos superiores e falar somente o necessário.

As meninas espartanas também tinham uma educação específica. A educação feminina tinha como objetivo formar boas esposas e mães. Elas também participavam de atividades desportivas e torneios. A função deste tipo de educação para as meninas era formar mulheres saudáveis e fortes, para que pudessem, futuramente, dar a luz a soldados saudáveis e fortes para Esparta.

Na antiguidade, a cidade-estado grega de Atenas destacou-se nas áreas de artes, teatro, literatura e outras atividades culturais. Desta forma, a educação ateniense refletiu os anseios e valores desta sociedade.

A educação ateniense tinha como objetivo principal à formação de indivíduos completos, ou seja, com bom preparo físico, psicológico e cultural.

Por volta dos sete anos de idade, o menino ateniense era orientado por um pedagogo. Na escola, os jovens estudavam música, artes plásticas, Filosofia, etc. As atividades físicas também faziam parte da vida escolar, pois os atenienses consideravam de grande importância a manutenção da saúde corporal.

Já as meninas de Atenas não frequentavam escolas, pois ficavam aoscuidados da mãe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com