TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Medieval

Pesquisas Acadêmicas: Historia Medieval. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  211 Palavras (1 Páginas)  •  211 Visualizações

Durante várias gerações, esses dois povos viveram juntos, mas sempre mantendo suas diferenças. Por exemplo, os casamentos mistos eram pouco frequentes, pois as respectivas leis não os reconheciam. As normas eram distintas: havia o direito romano e também as leis dos diferentes povos germânicos, conforme suas tradições. Tinham também religiões diferentes.

Os germânicos moravam em cabanas, dedicando-se à guerra e à agricultura. Viviam em famílias. Os homens tinham uma só mulher. Quando uma pessoa era ofendida por outra, permitia-se a vingança. O ofendido e seus familiares atacavam o ofensor e seus parentes. Formavam grupos de guerreiros ligados ao chefe militar por um juramento de fidelidade, o Comitatus (companheirismo, em latim).

Com a queda do Império Romano do Ocidente, as cidades e o comércio perderam sua importância. A agricultura e a criação de gado tornaram-se as atividades básicas da economia. A posse de terras era a única fonte de riqueza. Cada comunidade vivia dos seus cultivos e seus animais, o que repercutia na cultura. Assim, essa sociedade rural era bem diferente da sociedade urbana que fora criada por Roma, já que as riquezas do campo passaram a substituir as da cidade.

Com o tempo, e sobretudo a partir do século IV, os dois povos foram se fundindo, dando lugar a uma nova cultura.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com