TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Oxido Etileno

Trabalho Escolar: Historia Oxido Etileno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  2.000 Visualizações

Página 1 de 2

O que é o Óxido de Etileno ?

O composto químico óxido de etileno ou epóxi-etano é uma substância química usada como intermediário na produção de etilenoglicol e outros produtos químicos, e é um esterilizante para alimentos e materiais de uso médico. É um gás inflamável incolor ou um líquido refrigerado com um fraco odor doce.

História do Óxido de Etileno

O químico francês, Charles-Adolphe Wurtz criou o primeiro preparado de óxido etileno, uma reação de 2-cloroetanol com uma base. Este ganhou uma importância industrial, durante a Primeira Guerra Mundial, como pioneiro, em relação ao refrigerante etilenoglicol e a uma arma química de gás mostarda.

Em 1931, Theodore Lefort, outro químico francês, descobriu um preparado de óxido de etileno criado através do etileno e oxigénio, servindo-se da prata como catalisador.

Desde 1940, quase todo o óxido de etileno produzido industrialmente tem sido feito, segundo este método.

Produção do Óxido de Etileno

Industrialmente, o óxido de etileno é produzido através de etileno, (H2C=CH2) e oxigénio (O2), reagindo sobre um catalisador de prata a 200 – 300 °C, mostrando uma abundância de nanopartículas de Ag sobre alumina como tinha referido anteriormente. Tipicamente, modificadores químicos tais como o cloro podem ser incluídos. A equação química para esta reação é:

H2C=CH2 + ½ O2 → C2H4OO rendimento típico para esta reação sob condições industriais é 70-80%. Existem dois passos distintos de reação podendo ocorrer:

Formação de óxido de etileno:

H2C=CH2 + O → C2H4O

Formação de acetaldeído:

H2C=CH2 + O → CH3CHO

Uso do Óxido de Etileno

O óxido de etileno é um gás que mata bactérias, como fungos, e pode ser utilizado para esterilizar substâncias que podem sofrer estragos, através de técnicas de esterilização, como a pasteurização. A esterilização por óxido de etileno para a preservação de especiarias foi patenteado em 1938 pelo químico Lloyd Hall, e é ainda usado com este fim. Assim, o óxido de etileno é usado para esterilizar suplementos médicos tais como, suturas e instrumentos cirúrgicos, entre outros.

A maioria dos materiais médicos é esterilizada com óxido de etileno. Os métodos preferidos têm sido a câmara de esterilização, onde uma câmara é preenchida com um misto de óxido de etileno e outros gases os quais são depois removidos por exaustão, e o mais recente método da difusão gasosa desenvolvido em 1967, em que o material é colocado em bolsas em que se dispõem os materiais a serem esterilizados, actuando como uma mini-câmara de maneira a consumir menos gás e fazer o processo mais económico. Existem outros nomes para este método alternativo que são: O Método Anprolene, método de esterilização em saquetas ou o método de esterilização de micro-doses.

O principal uso de óxido de etileno é na produção de Etileno glicol. O Etileno glicol é geralmente conhecido pelo seu uso, como refrigerante automotivo e anticongelante, devido à sua alta inflamabilidade e larga faixa de concentração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com